Conheça 8 alternativas gratuitas ao WhatsApp

Diante da decisão judicial que determina o bloqueio temporariamente do WhatsApp em todo o país nesta quarta-feira, neste artigo você confere uma lista de aplicativos que representam uma boa alternativa ao WhatsApp. Vale lembrar que não acreditamos que o app seja bloqueado por completo no país, mas vai que isso aconteça…

Telegram

Para quem se preocupa com as falhas de segurança dos aplicativos maiores, o Telegram se mostra como ótima opção. Os diálogos são codificadas, os chats são seguros e você também pode optar pelas mensagens que se autodestróem.

Conheça 8 alternativas gratuitas ao WhatsApp
O Telegram é a famosa alternativa ao WhatsApp.

Sua interface e funções são bem semelhantes às do WhatsApp, mas o seu diferencial, além da segurança, é a possibilidade de transferir arquivos de até 1 GB, além da possibilidade de criação de chats com 200 participantes! Mas a melhor função eu deixei para o final: você pode usar o Telegram em dispositivos múltiplos, inclusive o seu computador. Difícil de acreditar que ele seja grátis e sem publicidade, não?


logo-app
Telegram

Telegram Messenger LLP
Free   
qrcode-app

WeChat

O WeChat é um dos aplicativos destinados a mensagens instantâneas mais antigos dessa lista. Os recursos do aplicativo incluem uma grande variedade de possibilidades de personalização, chamadas VOIP, configuração de notificações e sincronização de contas na nuvem.

A segurança também é um ponto chave do WeChat, dispondo de compartilhamento de contatos através de PIN, QR Code, apelido e e-mail, não se limitando apenas ao número do telefone como o WhatsApp.


logo-app
WeChat

WeChat
Free   
qrcode-app

Viber

Este é talvez o app mais conhecido da lista, e sua popularidade vem crescendo sem pausa. Uma das melhores alternativas ao WhatsApp, o Viber permite que você faça chamadas gratuitas além da função de chat e envio de mensagens, tornando também uma boa alternativa ao Skype e seus eternos problemas de conexão. Até mesmos as chamadas com vídeo são possíveis.


logo-app
Viber

Viber Media S.à r.l.
Free   
qrcode-app

Depois de uma forte campanha publicitária, o LINE também entrou para a briga no limitado clube dos gigantes de aplicativos de mensagens. De origem japonesa, seu diferencial são os stickers, adesivos mais complexos do que os emoticons. Além disso, ele permite que façamos desenhos próprios para enviar com as mensagens. E como cereja do bolo, o LINE também oferece a opção de chamadas gratuitas como o Viber.


logo-app
LINE:Chamadas&Mensagens Grátis

LINE Corporation
Free   
qrcode-app

8 alternativas gratuitas ao WhatsApp

Surespot

O princípio de mensagens codificadas para aumentar a segurança também foi adotado pelo Surespot. As mensagens de voz também estão presentes, e você pode até mesmo apagar conteúdos que já enviou para os dispositivos dos amigos. Para ativar uma conta no Surespot, você não precisa fornecer um número de telefone ou um endereço de email, e todos os arquivos enviados podem ser “trancados”, para que o recebedor não baixe uma foto enviada por você, por exemplo. Ele também é gratuito na Play Store e não apresenta anúncios publicitários.


logo-app
surespot encrypted messenger

surespot
Free   
qrcode-app

Kontalk

Nosso último app da lista também prioriza a segurança. O Kontalk, porém, não apresenta tantas funções como os anteriores (nem mesmo o chat de grupo está disponível), e a transferência de arquivos é bastante limitada. Quem precisar de um app leve, seguro (com mensagens criptografadas) e sem muitas possibilidades de configuração, esta pode ser a alternativa certa.


logo-app
Kontalk Messenger

Kontalk devteam
Free   
qrcode-app

Wire

Ele é o mais novo dos grandes aplicativos mensageiros, e apresenta um série de opções muito interessantes. Seu único problema é não ser muito difundido. Veja abaixo o nosso teste do Wire e comprove que o WhatsApp ganhou com ele um concorrente de peso:


logo-app
Wire • Secure Messenger

Wire Swiss GmbH
Free   
qrcode-app

ICQ

Não bastassem os concorrentes de peso como os mencionados acima, o WhatsApp tem mais um rival “veterano”: com novo design, o ICQ quer resgatar seus usuários oferecendo através de seu app gratuito conversas em grupo, chamadas em vídeo e acesso por computador. A nova versão do ICQ possibilita ainda o envio de PDFs e DOCs pelo aplicativo.



Hangouts

O Hangouts é o mensageiro instantâneo do Google, que também pode ser usado como o app padrão de SMS do seu smartphone. A vantagem dessa opção é o cadastro e a variedade de contatos, visto que o Hangouts sincroniza com a agenda do Gmail e do Google+. Além da função de mensagens, o Hangouts oferece chamadas VoIP individuais e coletivas, com plugin para exibí-las no YouTube ao vivo.


logo-app
Hangouts

Google LLC
Free   
qrcode-app

Só o futuro dirá se o WhatsApp continuará tão ou mais popular depois da compra pelo Facebook. Apps alternativos estão há algum tempo no mercado, e nenhum deles conseguiu destroná-lo até agora.

Você continuará usando o WhatsApp ou considera trocá-lo por outro aplicativo?

Fonte: Androidpit

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.