Android 6.0 Marshmallow vs. iOS 9: Cinco recursos do Google emprestado do iOS

O Android 6.0 Marshmallow e o iOS 9 chegarão aos smartphones com pequenos intervalos: a próxima versão do Android será oficialmente lançada com os próximos Nexus em setembro ou outubro, enquanto o iOS 9 será liberado para público em setembro. Confira a seguir nosso comparativo entre as diferenças e semelhanças do Android 6.0 Marshmallow e do iOS 9.

Android 6.0 Marshmallow vs. iOS 9: Data de lançamento

O Android 6.0 Marshmallow foi anunciado na conferência de abertura do Google I/O em Maio, e espera-se que sua versão final chegue com os novos LG Nexus 5X e Huawei Nexus 6 2015, entre setembro e outubro deste ano. Como acontece sempre com as atualizações do Android, dispositivos que não sejam Nexus receberão o Android 6.0 Marshmallow mais tarde (no caso de alguns deles, a espera pode ser bem longa).

O iOS 9 será lançado no outono do Hemisfério Norte, em 16 de setembro. Os usuários que possuem os dispositivos compatíveis receberão o update imediatamente, independentemente da operadora de telefonia e localidade.

Android 6.0 Marshmallow: Principais funções

Melhor gerenciamento de energia

O Android 6.0 Marshmallow terá como destaque o melhor gerenciamento de energia e isso já percebemos desde a primeira versão prévia do SO, liberada em junho. O recurso fará com que o sistema gerencie melhor os processos que rodam em segundo plano automaticamente, fazendo com que o sistema entregue uma perfomance superior e energicamente eficiente.

As versões anterior ao Android 6.0 não contavam com um recurso eficiente para economia de energia. O Lollipop 5.1 realizava o gerenciamento de algumas funções do dispositivo, como brilho da tela, Bluetooth e serviços de localização de maneira menos dinâmica. O novo recurso reconhecerá, inclusive, quais são os aplicativos que realmente contribuem otimizando a bateria do dispositivo.

Permissões de aplicativos

Uma das mudanças mais importantes no Android 6.0 Marshmallow é a revisão do sistema de permissões. Você não vai mais precisar aceitar um pacote de permissões antes de instalar um aplicativo. Uma permissão específica será requerida quando você precisar dela. Também será possível conceder ou negar permissões individuais. Essa função já está presente no iOS da Apple – uma ótima ideia que o Google fez bem em incorporar (o caminho inverso também acontece todo o tempo).

permissoes-apps-marshmallow-android
Gerenciamento de permissões de aplicativos continuará no Android 6.0 Marshmallow.

App Links

Outra função-chave são os App Links, que irão abrir automaticamente o conteúdo X no aplicativo Y se você permitir. Dessa forma, por exemplo, um arquivo em PDF poderá abrir o Adobe Reader sem precisar perguntar primeiro. Essa será mais uma opção de total controle do usuário, que decidirá quais combinações devem ser feitas entre conteúdos virtuais (páginas de internet) e aplicativos compatíveis.

Impressões digitais e Android Pay

O Android 6.0 Marhsmallow trouxe o suporte nativo para sensores de impressão digital, e como no iOS será possível usar a sua digital para autorizar compras tanto de apps quanto de lojas físicas usando o Android Pay, o substituto do Google Wallet (sem previsão de chegada ao Brasil).

Now on Tap

Por fim, depois de destacar os principais novos recursos e funções do Android 6.0 Marshmallow, gostaria de falar um pouco sobre o Now on Tap que, por sinal, pode ser a mais interessante. A função fornece conteúdo do Google Now a aplicativos selecionados e integrados. Assim, quando estiver escutando música no Spotify, por exemplo, você poderá perguntar o nome verdadeiro do artista que está cantando, e o Google Now responderá. Isso virtualmente colocará a busca do Google dentro de todos os aplicativos.

Google-I-O-2015-Google-Now-On-Tap-teaser
Google Now on Tap pode ser a função mais promissora do Android 6.0 Marshmallow.

Apple iOS 9: Principais novas funções

Spotlight

O iOS 9 trouxe uma nova API para o Spotlight, integrando as buscas realizadas no sistema através da assistente pessoal Siri, que irá sugerir pessoas que você queira contatar com base no seu email ou agenda. As buscas retornaram com resultados mais precisos, indexando conteúdo de e-mails, fotos, vídeos, mensagens e sugestões de buscas na internet.

Apple Mapas

A Apple anunciou novidades relacionadas ao Mapas, nativo no iOS 9, que passará a exibir dicas de lugares próximos e condições de trânsito em tempo real. O serviço da Apple identificará pontos de acessos as estações de trem e metrô (em cidades selecionadas), além de identificar estabelecimentos credenciados pelo serviço Apple Pay nas proximidades do usuário. O Apple Mapas não pode ser comparado diretamente com o Google Maps por questões obvias, como limitações e imprecisão de dados e informações catalogadas.

A Apple rompeu seu contrato para fornecimento de mapas com o Google por questões de competitividade de mercado, isso em 2013. O que a empresa de Cupertino deve saber é que não se cria um sistema de mapas completo em dois ou três anos, principalmente quando o seu principal concorrente é o Google Maps.

ios-9-android-recursos-comparativo-7
Não Apple, impossível o Mapas concorrer com o Google Maps (acima).

Gestão de energia

Assim como acontece no Android Lollipop e no Marshmallow 6.0, a Apple introduziu, finalmente, um novo sistema nativo para gestão de energia, que promete economizar até 3 horas de carga gerenciando aplicativos em segundo plano. Segundo a Apple, o novo sistema “desligará aplicativos que você nem sabia que existia”.

Siri

A  Siri no iOS 9 é contextual, então você pode usar pronomes como isso/esse, e ela saberá ao que você está se referindo. O iOS 9 deve agora ficar mais inteligente, e reagir de acordo com o contexto do seu usuário com o novo recurso Proactive Assistant. De manhã, por exemplo, o Proactive Assistant irá sugerir aplicativos que você geralmente abre nessa hora. Além disso, o Calendário fornecerá notas sobre o tráfego e você poderá receber um lembrete para ler um documento mais tarde.

A contextualização da Siri é algo muito parecido com o que já temos no Google Now, embora o aplicativo do Big G seja mais dinâmico. Acionar o Google Now e obter informações sobre trânsito é mais fácil, visto que o assistente está acessível a partir da primeira tela inicial ou através de widgets.

ios-9-android-recursos-comparativo
Google Now dispõe de informações sem a necessidade de ativar o serviço.

Apple Pay

O Apple Pay não apresentou nenhuma mudança drástica, exceto pela expansão do serviço para o Reino Unido. O serviço reconhecerá quando o usuário estiver nas proximidades de estabelecimentos que aceitam pagamento pelo Apple Pay, e oferecerá o cartão correspondente correto. O serviço será levado para o Reino Unido a partir de julho, e integrará cartões de terceiros, incluindo pontos, milhas e recompensas.

iPhone-6-Plus-iOS-9-lock-screen
iOS 9 é uma evolução e não evolução.

Por fim, posso dizer que o sistema não apresentou nenhuma mudança visual drástica, apenas melhorias de performances, correções de bugs e adição do novo aplicativo de Notícias (no estilo Play Banca), e a nova versão do Passbook (agora conhecida como Wallet). A versão do iOS 9 para iPads irá contar com um novo multitarefa, e recursos adicionais no teclado padrão do sistema.

Android 6.0 Marshmallow vs. iOS 9: Conclusão

Apesar de ambos contarem com usuários fiéis de cada lado (muitos inclusive descartam a possibilidade de um comparativo), é interessante ver como dois sistemas operacionais originalmente diversos estão se tornando cada vez mais similares. O Google incorporou a ideia de pagamentos aperfeiçoada pela Apple, e a empresa da maçã tentará agora reproduzir o sucesso do Google Now com uma versão própria na sua plataforma.

Por outro lado, a Apple trouxe um gerenciador de energia decente para o seu sistema, que por sinal, possui um modo de funcionalidade muito similiar ao proposto pelo Android 6.0. O novo iOS comprovou que a Apple está lapidando seu sistema com recursos interessantes, poucas mudanças visuais e inovações em segundo plano. As melhores ideias de cada plataforma são incorporadas na próxima geração do sistema rival.

O que você acha? Qual sistema apresentou as melhores novidades?

Fonte: Androidpit

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 6 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.