Android 6.0 Marshmallow: lista de dispositivos que receberão atualização

Após muita espera, o Android 6.0 Marshmallow finalmente começará a ser disponibilizado nesta semana para a linha de smartphones e tablets Nexus – gadgets de outras companhias devem receber o software logo mais, lembrando que tudo depende da fabricante (que costuma personalizar o SO com interfaces customizadas e apps próprios).

Pensando em manter nossos leitores tranquilos e informados sobre quais celulares receberão ou não esse aguardado update, resolvemos criar esta lista fixa que será atualizada sempre que uma marca confirmar a disponibilidade do sistema operacional para um novo dispositivo. Você pode conferir a relação de modelos logo abaixo, separados por seus respectivos fabricantes.

Atualização para Android 6.0 Marshmallow – Nexus

Os dispositivos Nexus são, obviamente, os que recebem primeiro a atualização. Não apenas isso: os novos Nexus serão os primeiros smartphones a rodar com o Android 6.0 Marshmallow de forma nativa, tanto no Nexus 5X quanto no Nexus 6P.

A atualização OTA do Android 6.0 Marshmallow começou a ser distribuída para o Nexus 9, Nexus 9 LTE e Nexus 7 LTE. Além disso, as imagens de fábrica do Marshmallow para o Nexus 5 já foram disponibilizadas. No artigo abaixo você encontra um tutorial completo para o flash da nova versão do Nexus 5 e os links para download:

Atualização-para-Android 6.0-Marshmallow-Nexus
O Nexus 5X vem com o Android 6.0 Marshmallow de fábrica, e o Nexus 5 irá recebê-lo na semana que vem.

Por outro lado, nada de Marshmallow para os proprietários do Nexus 4, ao menos se pensarmos na versão oficial do Android 6.0. Em seu perfil do Google Plus, Artem Russakovskii tirou as esperanças dos usuários do Nexus 4 (e também do Nexus 7 2012 e muito provavelmente do Nexus 10).

Estes são os dispositivos da Google que receberão a atualização do SO para o Android 6.0 Marshmallow:

ANDROID 6.0 MARSHMALLOW
NEXUS 5X Sim
NEXUS 6P Sim
NEXUS 4 – ATUALIZAÇÃO ANDROID Não
NEXUS 5 – ATUALIZAÇÃO ANDROID Sim
NEXUS 6 – ATUALIZAÇÃO ANDROID Sim
NEXUS 7 – ATUALIZAÇÃO ANDROID (2012, WI-FI) Não
NEXUS 7 – ATUALIZAÇÃO ANDROID (2012, 3G) Não
NEXUS 7- ATUALIZAÇÃO ANDROID (2013, WI-FI) Sim
NEXUS 7 – ATUALIZAÇÃO ANDROID (2013, LTE) Sim
NEXUS 9 – ATUALIZAÇÃO ANDROID (WI-FI) Sim
NEXUS 10 – ATUALIZAÇÃO ANDROID Não
NEXUS PLAYER Sim

Atualização para Android 6.0 Marshmallow – Samsung

Atualização-para-Android 6.0-Marshmallow-samsung
A Samsung deve atualizar seus carros-chefe com relativa rapidez.

A Samsung ainda não liberou a lista oficial de dispositivos que devem receber o update do sistema operacional para Android 6.0 Marshmallow. A versão oficial do Android 6.0 foi apresentada no final de setembro e, levando isso em consideração, até o final de 2015 os dispositivos abaixo provavelmente receberão o Android 6.0 Marshmallow:

ANDROID 6.0 MARSHMALLOW
SAMSUNG GALAXY S6 – ATUALIZAÇÃO ANDROID Sim
SAMSUNG GALAXY S6 DUOS Sim
SAMSUNG GALAXY S6 EDGE – ATUALIZAÇÃO ANDROID Sim
SAMSUNG GALAXY S6 EDGE PLUS Sim
SAMSUNG GALAXY NOTE 4 Sim
SAMSUNG GALAXY NOTE 4 DUOS Sim
SAMSUNG GALAXY NOTE 5 Sim
SAMSUNG GALAXY NOTE EDGE Sim
SAMSUNG GALAXY ALPHA – ATUALIZAÇÃO ANDROID Sim
SAMSUNG GALAXY TAB A Sim

De acordo com o site SamMobile, a fabricante sul-coreana estaria trabalhando em uma grande atualização para os recentes dispositivos de gama alta da empresa, são eles: Galaxy S6, Galaxy S6 Edge, Galaxy S6 Edge Plus e Galaxy Note 5, este último ainda sem previsão de lançamento no Brasil. Segundo apurou o site especializado em dispositivos da Samsung, essa atualização será maior do que aquelas distribuídas habitualmente, como para correções pontuais de desempenho e pequenos refinamentos na interface do usuário.

Tudo indica que a empresa estaria preparando o Android 6.0 Marshmallow para esses quatros dispositivos, visto que o firmware atual do Galaxy S6 – G925FXXU2COH2 – mudará para G925FXXU3COI6, e a troca da sequência U2 pela U3 representa mudanças consideráveis voltadas para o software do dispositivo. A próxima versão do Android é o palpite mais certeiro nesse primeiro momento, embora essa mudança no firmware possa representar uma grande atualização de performance e melhorias gerais para o Lollipop 5.1.1.

Atualização para Android 6.0 Marshmallow – Motorola

A Motorola liberou a lista oficial de dispositivos que receberão o Android Marhsmallow e, infelizmente, os modelos da linha Moto 2013 não fazem parte do cronograma da empresa até o momento. A empresa também não informa em quanto tempo os dispositivos já confirmados receberão o update. De acordo com os registros da WiFi Alliance, o Moto X 2014 pode ser o primeiro dispositivo da Motorola a receber o Android 6.0, contudo, a data para o update desse dispositivo ainda é desconhecida.

Os 7 smartphones da Motorola que receberão Android Marshmallow

Além da linha Moto 2013, o Moto E 2015 também ficou de fora do planejamento da primeira leva de dispositivos. Segundo a Motorola, todos os recurso originais do Marshmallow serão mantidos para esses dispositivos, como o modo Doze, Now on Tap, permissões de aplicativos, Android Pay (para países selecionados) e entre outras funções.

Confira a lista de dispositivos confirmados pela Motorola:

ANDROID 6.0 MARSHMALLOW
MOTO X STYLE Sim
MOTO X PLAY Sim
MOTO X 2014 – ATUALIZAÇÃO ANDROID Sim
MOTO G 2015 – ATUALIZAÇÃO ANDROID Sim
MOTO G 2015 Sim
MOTO X 2014 Sim
MOTO G 4G 2014 Sim
MOTO MAXX Sim

Atualização para Android 6.0 Marshmallow – LG

Com toda probabilidade, os proprietários de um LG G4 verão seu dispositivo atualizado para o Android 6.0 Marshmallow entre o final deste ano e princípio do seguinte, bem como suas variantes G4c e G4 Stylus.

Atualização-para-Android 6.0-Marshmallow-LG
O LG G4 pode receber o Android 6.0 Marshmallow ainda neste ano.

Também é provável que seu carro-chefe de 2014, o LG G3, receba a nova versão, que poderia chegar no ano que vem. O principal problema da LG é que ela também não costuma informar seu calendário de atualizações, de modo que só podemos especular sobre as datas com base nas atualizações dos carros-chefe anteriores.

Atualização para Android 6.0 Marshmallow – Sony

A companhia japonesa mantém uma boa comunicação com seus usuários no que diz respeito às atualizações do Android, as quais costumam demorar mais de seis meses para chegar aos dispositivos mais importantes.

Atualização-para-Android 6.0-Marshmallow-Sony
A Sony costuma informar seu calendário de atualização.

Contudo, visto que a Sony já deu início aos testes do Android 6.0 Marshmallow para a linha Xperia há algum tempo, os usuários podem esperar para ver seus dispositivos atualizados com a versão mais recente do software da Google.

Agora é oficial: foi publicada no blog oficial da Sony a lista de dispositivos que receberão o Android 6.0 Marshmallow. Nenhum prazo ou data exata foram divulgados por enquanto. Alguns dispositivos para os quais os rumores apontavam uma atualização não recebrão o update. Confira abaixo a lista completa dos Xperia que serão atualizados para o Android 6.0 Marshmallow:

ANDROID 6.0 MARSHMALLOW
XPERIA Z5 Sim
XPERIA Z5 COMPACT Sim
XPERIA Z5 PREMIUM Sim
XPERIA Z4 TABLET Sim
XPERIA Z3+ – ATUALIZAÇÃO ANDROID Sim
XPERIA Z3 – ATUALIZAÇÃO ANDROID Sim
XPERIA Z3 COMPACT Sim
XPERIA Z3 TABLET COMPACT Sim
XPERIA Z2 – ATUALIZAÇÃO ANDROID Sim
XPERIA Z2 TABLET Sim
XPERIA M5 Sim
XPERIA Z1 Não
XPERIA Z Não
XPERIA T3 Não
XPERIA T2 ULTRA – ATUALIZAÇÃO ANDROID Não
XPERIA C5 ULTRA Sim
XPERIA C4 Sim
XPERIA M4 AQUA Sim
XPERIA M2 Não
XPERIA E4 Não
XPERIA E3 Não
XPERIA E1 Não

Atualização para Android 6.0 Marshmallow – Asus

Atualização-para-Android 6.0-Marshmallow-Asus
A Asus mantém um canal de comunicação aberto com seus usuários.

A Asus também mantém um canal aberto com os seus usuários e avisa a respeito de atualizações e eventuais atrasos de chegada da nova versão do sistema operacional. Com base em sua política de updates para o Lollipop, podemos supor que o Zenfone 2, o Zenfone 5 e o Zenfone 6 serão atualizados para o Android 6.0 Marshmallow no começo do ano que vem (o Zenfone 2 talvez mais cedo do que isso). Certamente a empresa não vai querer repetir o atraso das atualizações deste ano para a sua linha intermediária. Os mais recentes lançamentos da Asus também devem receber o Android 6.0 Marshmallow:

Atualização para Android 6.0 Marshmallow – Xiaomi

Agora que a Xiaomi chegou ao Brasil, é hora de prestar atenção nas atualizações de sistema operacional dos seus dispositivos. A primeira notícia, contudo, não parece muito promissora. Nossa fonte interna da área de software da empresa nos informou de que não há planos para a atualização da MIUI para o Android 6.0 Marshmallow em 2015. Dessa forma, os futuros proprietários de dispositivos da Mi terão de esperar até o ano que vem para as eventuais atualizações da MIUI para o Android 6.0 Marshmallow. A última versão da ROM, a MIUI 7, foi baseada no Android 5.1 Lollipop:

Atualização-para-Android 6.0-Marshmallow-Xiaomi

Android 6.0 Marshmallow será suportado nos seguintes dispositivos Xiaomi:

  • Mi 4
  • Mi 4i
  • Mi Nota
  • Mi Nota Pro
  • Redmi Nota 2
  • Redmi 2 Prime
  • Redmi 2

Atualização para Android 6.0 Marshmallow – HTC

A HTC foi a primeira companhia a confirmar oficialmente que seus dispositivos HTC One M9 e M9+ receberão a atualização para o Android Marshmallow. Ela prepara vários dos seus dispositivos para a mais nova versão do Android. Pelo Twitter, a fabricante taiwanesa promete a distribuição da atualização antes do final do ano para os dois carros-chefe:

Atualização-para-Android 6.0-Marshmallow-HTC
A HTC mantém uma política aberta de atualizações.
ANDROID 6.0 MARSHMALLOW
HTC ONE M9 Sim (ainda em 2015)
HTC ONE M8 Sim (ainda em 2015)
HTC ONE M9+ Sim
HTC ONE E9+ Sim
HTC ONE E9 Sim
HTC ONE ME Sim
HTC ONE E8 Sim
HTC ONE M8 EYE Sim
HTC BUTTERFLY 3 Sim
HTC DESIRE 826 Sim
HTC DESIRE 820 Sim
HTC DESIRE 816 Sim

Que fabricante será mais eficiente na entrega do Android 6.0 Marshmallow na sua opinião?

 

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 6 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.