Android acusando de memória cheia, veja como resolver

Entre os usuário que mais enfrentam problemas de pouca memória no sistema estão os usuário do Android. Por quê? Simples, o Android é um sistema aberto. Qualquer fabricante de smartphones pode usá-lo, modificá-lo e colocar no seus aparelhos, seja ele bom ou não. Todos os aparelhos Android têm pouca memória interna? A resposta curta é não e os Nexus e Samsungs Galaxy S da vida estão aí para provar isso. Existe um jeito de resolver o problema da pouca memória interna em aparelhos mais modestos? A reposta é não, mas existe uma forma de amenizar, que você verá nas próximas linhas.

Aproveite e leia isso:

1 – Desinstale aplicativos desnecessários

Boa parte dos smartphones das pessoas, sejam eles Android ou não, tem uma pilha de aplicativos instalados. Muitos desses aplicativos, se quer são utilizados. A pessoa imagina que ele será útil no futuro, ou simplesmente tem preguiça de desinstalá-los. Se a memória do sistema é limitada, a primeira coisa que você deve fazer é remover esses aplicativos inúteis. Acontece que nesse tipo de desperdício, os usuário não são os únicos culpados, as operadoras de telefonia são as que mais pecam em distribuir aparelhos com milhares de bloatwares que não ajudam em nada a vida do usuário.

remover-bloatwares

Bloatware, você sabe o que é, não é?

Os bloatwares são aplicativos pré-instalados no seu aparelhos e que você não consegue remover por vias normais. Se os usuários nunca usam bloatwares, então por que as operadoras insistem em vender aparelhos com esses aplicativos? A resposta eu não sei, mas sei um jeito de removê-los. Para isso você precisa ter acesso Root, veja aqui o que é Root no Android. Depois é só seguir os passos desse tutorial simples para remover definitivamente os bloatwares do seu aparelho.

2 – Mova os aplicativos para o cartão de memória

O segundo e principal passo é mover os aplicativos para o cartão de memória. Isso é recomendável porque a grande maioria dos aparelhos com pouca memória interna possuem uma entrada para cartão de memória microSD. Então nada mais evidente do que passar os aplicativos para esse cartão e ganhar algum espaço na memória interna. Mas tudo tem um preço e a queda no desempenho talvez seja o mais caro. Sim, seu celular vai ficar ligeiramente mais lento, isso porque a memória externa é mais lenta do que a interna, você pode amenizar esse problema comprando um cartão SD com uma classe maior. O quê, não sabe o que é uma classe de cartão microSD? Então veja nesse pequeno artigo o que são as classes dos cartões de memória e como elas afetam o desempenho do seu aparelho.

Outra coisa que deve ser levada em conta na hora de mover os aplicativos para o cartão microSD é que nem tudo é movido, uma parte do aplicativo ainda fica na memória interna. Para saber como mover aplicativos para o cartão de memória, veja nesse tutorial.

mover-aplicativos-cartao-sd

3 – Compre um aparelho novo

O terceiro passo e não menos importante é comprar um aparelho novo e de preferência com bastante memória interna. Essa dica é importante porque mesmo seguindo todos os passos anteriores, novos aplicativos serão lançados, eles ficarão maiores e atualizações para os aplicativos também serão lançadas, o que faz com que a medida que o tempo passe, a memória vai ficando cada vez mais reduzida, ou seja, matematicamente, vai chegar um dia em que você não conseguirá instalar nem mais um aplicativo.

Video: Mais 5 dicas para LIBERAR (muito) ESPAÇO no Android

 

Fonte: Smartmundo

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.