Aprenda a instalar apps direto no cartão SD

Instalar apps direto no cartão SD

Se você acabou de adquirir um novo aparelho ou sofre com o problema de pouco espaço na memória interna do seu smartphone com android, mesmo possuindo um cartão SD, temos a solução para você. Fomos atrás de procedimentos fáceis que permitem a instalação dos apps diretamente no cartão de memória.

Aproveite e leia isso:

Com isso, você terá mais espaço disponível na memória interna do seu dispositivo para fazer o que bem quiser. Antes de começar, vale apena lembrar que os métodos que iremos mostrar necessitam de bastante atenção ao efetua-lo e todos os pré-requisitos devem estar corretamente instalados, para que o resultado final seja positivo.

Requisitos

Para começar, precisamos que você tenha instalado em sua máquina dois excelentes programinhas para que seja possível efetuar os próximos passos. Lembrando, que os softwares deverão ser instalados na seguinte ordem:

  1. Java JDK
  2. Android SDK

Efetuando a preparação do aparelho

O segundo passo para que que tudo ocorra bem durante todos os processos é a ativação da “depuração USB” no seu dispositivo, caso seu Android for 4.2 ou superior. Para fazer isso, basta ir nas “Configurações” do seu aparelho, procure por “Opções do Desenvolvedor”, ligue a opção e, em seguida marque a alternativa “Depuração USB”.

instalar apps direto no cartão SD

Se você não encontrar a opção “Opções do Desenvolvedor” no seu smartphone, vá novamente nas “Configurações” do sistema, selecione algo em torno de “Sobre o dispositivo” e, em seguida localize a alternativa “Número de compilação” e toque sete vezes sobre ela. Depois, procure se a ferramenta apareceu nas “Configurações” do sistema.

Passo 01: Feito isso, realizaremos esse passo no seu computador. Abra o programa Android SDK Manager, marque a opção “Android SDK Platform-tools”, em seguida, clique no botão “Install packages”.

instalar apps direto no cartão SD 2

Passo 02: Conecte seu dispositivo no computador através da porta USB. Atenção: simplesmente conecte o aparelho, você não deve montar a unidade no desktop.

Passo 03: Precisamos que você acesse a ferramenta adb.exe que se encontra na pasta de instalação do Android SDK. Para isso, vá em “Meu computador”, depois “Disco Local”, em seguida, “Arquivos de Programas”, depois em “android”, em seguida, “android-sdk”, abra a pasta “platform-tool”, e por fim pressione o “Shift” e clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo adb e depois escolha a alternativa “Abrir janela de comando aqui”.

instalar apps direto no cartão SD 3

Passo 04:  Uma outra janela irá se abrir, digite o seguinte comando: “adb shell pm setInstallLocation 2” (sem as aspas). Esse comando faz com que o local padrão de instalação dos apps seja alterado para o cartão SD.

instalar apps direto no cartão SD 4

Após, ter feito todos esses passos com sucesso, está tudo pronto. A partir de agora, você poderá baixar os aplicativos que automaticamente eles devem ser instalados diretamente no seu cartão de memória, sem nenhum problema.

Restaurando para o padrão

Se por ventura você desejar desfazer todas as alterações, deverá seguir novamente todos os tutoriais. Porém, a única coisa que tem que mudar é o comando utilizado no “Pront de Comando”, e substituir por esse: “adb shell pm setInstallLocation 0” (sem aspas).

Veja o video explicativo: Dicas de como instalar apps direto no cartão SD

 

*Video fonte Baixaki/Tecmundo

Conseguiu fazer a alteração corretamente? Diga-nos aqui nos comentários e se você tiver alguma outro método que não foi citado aqui, compartilhe conosco. Você também pode manda uma sugestão de pautas pelos comentários ou Fã page.

Fonte(s): TecMundo Baixaki

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.

  • Junior Alves

    Nada deu certo, estou usando o android 5.1 e não consigo por nada usar o cartão de memoria dele para instalar aplicativos e jogos!! O que faço?

    • Clovis Holz

      comum no android 5.1,não move nenhum aplicativo

  • Angelo Neto

    Falhou no final: a sintaxe do comando “adb shell pm setInstallLocation 2” nao é reconhecida, somente o … “adb shell set-install-location 2”. Menos mal, mas nao resolve porque aparece “Error: java.lang.SecurityException: Package android does not belong to 2000”. Instalei o pacote Java recomendado (Windows 64) e o Android SDK, provavelmente ultimas versoes.. Alguma luz?

    • Angelo Neto

      corrigindo e complementando: a sintaxe aceita é “adb shell pm set-install-location 2”. Android 5.0.2 (LG G3). Tks

  • Marcos Xs

    não funcionou … rodei tudo certo como no tutorial , mas o celular LG H522 Prime Plus continua instalando na memoria interna .. tentei ate o do texto abaixo: db shell pm set-install-location 2

  • Num Sei

    Aqui não deu erro nenhum… Mais não funcionou… Grand Prime Android 5.1.1

  • Anderson Maia

    não aparece essa opção. windows 7.

  • Vanessa Carreiro

    Tentei e cheguei até a janela de comando mas quando uso o comando indicado a seguinte informação surge “error: device ” not found”. O que faço?

  • Myrella Santos

    estou na última etapa mas aperto o shift e depois com o botão direito sobre o arquivo adb mas não aparece a opção “Abrir janela de comando aqui””
    o que faço ? Uso windows 7 profissional
    Agradeço

  • Filipe Silva

    fiz todo procedimento deu td ok mas quando fui instalar um app deu que não tinha memoria mas tenho um sd de 32 gb oque pode ter ocorrido, sendo que todos procedimentos foram feitos corretamente.
    MOTO E

    • Qual eo seu modelo de Moto E, primeira geração, ou segunda? Já possue o Android 6.0 marshmallow?

      • Filipe Silva

        Moto E 1 geração android 4.4.4