Aprenda a melhorar o desempenho do seu Android

Como melhorar o desempenho do seu Android?

Com sua grande fama entre os sistemas mobile, o Android se destaca por ser mais utilizado do planeta e por habitar dispositivos de grandes marcas, ganhado até do IOS (Sistema mobile para dispositivos Apple).

Entretanto o SO da Google, por ser um sistema aberto acaba sendo um alvo atraente para os criminosos da internet, porém, muitas vezes essa abertura é capaz de fornecer sérios benefícios para melhorar o desempenho do aparelho.

Confira abaixo uma lista que criamos com processos e aplicativos fáceis de utilizar, que são capazes de deixar seu smartphone Android mais rápido e até mais seguro.

Otimizador

Com aplicativos como o Du Speed Booster e o Speed Up Expert, você poderá corrigir alterações involuntárias feitas pelos usuários, fazer a varredura do telefone para limpar os arquivos de cache, gerir inteligentemente apps, aumentar espaço de armazenamento, identificar restos de códigos não removíveis, arquivos inúteis armazenados no aparelho e executar rotinas de programação que deixam o dispositivos até 60% mais rápido.

Limpar o cache

Alguns aplicativos para Android costumam guardar dados inúteis para serem utilizados como cache, fazendo com que os apps abram mais rápido na próxima vez que for utilizado e por consequência acabam ocupando muito espaço na memória do smartphone, afetando a velocidade do seu dispositivo.

Existem duas formas para limpar o cache, a primeira basta acessar as Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos e clicar em seguida no programa desejado e depois em “Limpar Cache”, a outra forma são por meios de aplicativos gratuitos disponíveis na Play Store que podem aprimorar o processo. Entre os mais populares, podemos citar o App Cache Cleaner e Clean Master.

melhorar o desempenho do seu Android

Criar memória virtual

A memória swap utilizada a muito tempo pelos sistemas operacionais, transforma uma parte do seu cartão externo ou armazenamento interno em um tipo de memória RAM virtual. Com isso, é possível aliviar o peso que é passado para a original, tornando o Android mais eficaz. Isso é possível através do Swapper for Root que permite que você faça tudo isso de maneira rápida e fácil

melhorar o desempenho do seu Android 2

Desinstalar aplicativos não utilizados

Vale apena mencionar que com a instalação de muitos aplicativos e arquivos no aparelho deixa a memória interna do dispositivo cheia. Dessa forma, começamos a perceber uma certa lentidão e por não haver espaço livre o smartphone não consegue gravar dados em disco. Para resolver esse problema simples devemos fazer uma faxina na galeria de apps e desinstalar aplicativos que muitas vezes não utilizamos com uma certa frequência e desativar aqueles que não podem ser apagados.

Mover aplicativos para o cartão SD

Uma opção muito útil é mover alguns dos aplicativos para o seu cartão SD, o que fara com que o seu aparelho tenha mais espaço e um melhor desempenho. Para isso, clique emConfigurações > Aplicativos, selecione o app e clique em “Mover para microSD”. Outro forma é um ótimo programinha chamado App2SD, ele lhe mostrará uma lista de todos os que estão instalados e os que poderão ser movidos. Não será permitido mover apps pré-instalados para a memória do cartão.

melhorar o desempenho do seu Android 3

Manter o seu dispositivo atualizado

Para melhorar a estabilidade do seu aparelho, prevenir erros e bugs a melhor alternativa é manter o Android sempre atualizado. Verifique se existe atualização disponível da seguinte forma, indo até Configurações > Sobre o Telefone > Atualização de software.

melhorar o desempenho do seu Android 4


Essas foram algumas dicas para melhorar o desempenho do seu dispositivos, se você conhece outras dicas para acelerar um o Android, por favor conte-nos nos comentários!

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 6 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.