Tutorial – Como formatar celular Android (3 métodos diferentes)

Não dá para negar: os smartphones, principalmente os equipados com Android, estão ficando cada vez mais parecidos com um computador. Além de acumular inúmeras funções, esses dispositivos carregam dados preciosos e também são bastante utilizados para o entretenimento. Porém, essa semelhança traz uma desvantagem, já que a complexidade tem o seu preço. Com o aumento da “carga de trabalho”, esses aparelhos tendem a apresentar problemas com mais frequência, forçando-nos a tomar alguma atitude.

Aproveite e leia isso:

E qual é a medida mais óbvia a ser adotada quando um PC está apresentando muitos problemas? A formatação geralmente é uma das primeiras sugestões e, como a semelhança está ficando cada vez maior, essa também passa a ser uma opção para os smartphones. Portanto, é exatamente isso que aprenderemos neste tutorial: como formatar celular Android e fazê-lo retornar ao estado em que veio de fábrica.

Então, como formatar celular Android?

Método 1 – utilizando as próprias configurações do aparelho

O primeiro método para entender como formatar celular Android apresentado já deve ter sido visualizado por inúmeros usuários no universo do Android. Embora essa opção esteja localizada em locais diferentes dependendo do modelo e marca do aparelho, é normal encontrá-la dentro de opções como “Privacidade”, “Segurança” ou “Armazenamento”.

Portanto, para formatar seu smartphone usando as próprias configurações do aparelho, vasculhe seu dispositivo até encontrar uma opção que faça menção a seguinte frase: “Restaurar padrão de fábrica”. Como dissemos, cada fabricante coloca esse botão em lugares diferentes, o que impossibilita fazermos um guia para cada modelo. Porém, a seguir, deixamos um exemplo dessa função em um smartphone da Samsung.restaurar-modo-fabrica-formatar-celular-android

Método 2 – usando o Modo de Recuperação

Essa alternativa já é destinada para aqueles usuários um pouco mais familiarizados com o sistema, mas está longe de ser uma solução difícil de entender ou praticar. Acontece que esse método envolve o Modo de Recuperação do Android, uma área sensível do sistema que geralmente só é acessada por especialistas.

Para formatar seu aparelho através desse método, desligue o aparelho e ligue-o pressionando simultaneamente o botão de volume para cima, o Home e o de ligar/desligar. Se o seu dispositivo não possui a tecla Home, a sequência correta é: volume para baixo + botão de ligar/desligar. Dentro do Modo de Recuperação, selecione as opções “wipe data/factory reset” e “wipe cache partition”. Depois, escolha a opção “reboot system now” para reiniciar o aparelho já formatado.modo-de-seguranca-android-formatar-celular

Método 3 – discando para certo número

O terceiro método é o mais simples, mas também o mais perigoso. Ele é totalmente voltado para aqueles que têm certeza de que não precisam de mais nada no dispositivo e realmente pretendem formatá-lo para as configurações de fábrica.

Para fazer isso, basta apenas discar para o seguinte número (sem as aspas), como se desejasse fazer uma ligação para ele: “*2767*3855#”. Esse método é potencialmente perigoso porque, depois de digitada a sequência, não há mais volta e o aparelho será totalmente formatado, dando um fim em todos os dados contidos nele.

Fonte: TechTube

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.