Como identificar, eliminar e evitar vírus no seu Android

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site SmartAndroid.

A partir do momento em que os smartphones e tablets se popularizaram, as ameaças voltadas para eles também cresceram, com isso, o usuário teve que redobrar o cuidado durante a navegação nesses aparelhos. Por ser o sistema mais popular, o Android lidera o raking de infecções (vírus), e ainda que a vulnerabilidade do sistema seja negada por seus criadores, ela é evidente e o usuário precisa ficar esperto para possíveis infecções (vírus).

Aproveite e leia isto:

Indícios que seu Android está infectado

  • Pop-ups invasivas e redirecionamentos não solicitados, que geralmente surgem durante a navegação e podem ser indícios de um adware;
  • Picos no uso de dados – os arquivos maliciosos costumam aumentar abruptamente o uso de dados para que seu propósito seja exercido;
  • Lentidão no manuseio de aplicativos;
  • Bateria durando menos que o normal;
  • Apps que surgem inesperadamente no aparelho;
  • Postagens automáticas em suas redes sociais ou envio de e-mails;
  • Ligações feitas ou SMS enviados sem seu consentimento.

identificar, eliminar e evitar vírus no seu Android

Como remover os vírus no Android

Baixe um aplicativo de antivírus para Android, na Play Store ou diretamente no site da empresa fornecedora – fuja de sites de download ilegal. Esses aplicativos geralmente possuem a função “scam”, que irá varrer o aparelho em busca de malwares (vírus) e então eliminá-los.

Em casos extremos, a solução pode ser o “factory reset”, ou seja, restaurar as configurações de fábrica do aparelho. Não esqueça que esse processo irá eliminar todos os dados do gadget.

 Mantendo seu aparelho seguro

Ter um aplicativo de antivírus para Android ainda é a melhor maneira de manter seu aparelho longe de infecções (vírus). Somado a isso, o usuário deve: configurar uma senha de desbloqueio de tela; somente baixar aplicativos de confiança e na loja oficial; evitar redes públicas de wi-fi e a não realizar a técnica conhecida como “root”, que desbloqueia completamente o dispositivo.

Crédito das imagens: Free Digital Photos.

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 6 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.

  • Maria Fernanda

    Eu até achava que dava pra deixar o celular sem antivírus mas bastou eu instalar o Psafe no meu android pra ter a prova clara de que por dia, navego por milhares de ameaças!

    • Marina Alves

      nossa nem me fala, depois que vi no blog do psafe que até sites e app de bancos tavam dando rolo fiquei apavorada…

  • Rafael Azevedo

    Antes de ter meu primeiro antivirus, o Avast, eu nunca sabia o que tava rolando no meu celular..agora já to no Psafe, gostando bem mais, e consigo fazer verificação com um clique, bem rapido! Tem que ter antivirus!

    • Ricardo Azevedo

      Também sou fã, acho que todo mundo que comentou aqui é hahaha mas o melhor do app da psafe é que ele fica na nuvem, aí não ocupa nenhum espaço no celular

      • Vocês ganham quanto para falar da bosta do psafe? Só vem com propaganda enganosa. kkkkkk