Como Restaurar as Configurações de Fábrica do Android

Deu pane no seu celular? Você quer desfazer alguma modificação de qualquer forma e estaria disposto a perder todos os aplicativos para isso? Quer deixar o seu Android zero quilômetro como se estivesse acabado de sair da fábrica? Vai vender o smartphone e não quer que seus dados e contas pessoais partam junto com o aparelho? Fez uma puta merda modificação no seu celular e agora clama por uma solução? É… acho que você está no lugar certo, aprenda aqui como restaurar os padrões de fábrica do seu aparelho.

Nós não nos responsabilizamos de qualquer forma caso você danifique o seu aparelho ou de outrem. Esses processos foram testados em alguns aparelhos, mas não significa que o seu smartphone se comportará da mesma forma. Todos os seus dados serão perdidos, certifique-se de fazer um backup.

Não priemos cânico!

Não há motivo para pânico, pode ser que o problema não seja tão grave assim. A maioria dos usuários curiosos, pelo menos uma vez, já fez alguma burrada suprema no seu aparelho. No fim das contas, já com o problema resolvido, eles olham para os seus smartphones e falam, ufaa! Eu mesmo já fiz várias algumas besteiras e vou demonstrar ao longo do texto algumas soluções que podem ajudar em aproximadamente 50% dos casos.

A restauração dos padrões de fábrica em aparelhos Android não é lá uma coisa altamente complexa que só os mais perspicazes usuários podem realizar. É uma tarefa até muito simples de ser colocada em prática. Basicamente vamos demonstrar três formas fáceis de como fazer a restauração. A primeira é bem superficial, indicada para quem teve algum tipo de problema que não afetou as camadas mais profundas do sistema. Já a segunda é recomendada para quem fez alguma cagada mor e precisa restaurar absolutamente tudo, inclusive o firmware original. E a terceira é para quem está com o sistema travando ou muito lento.

Se você brickou (matou) seu aparelho, creio que nenhuma das soluções propostas podem ajudar, já que para executá-las é necessário que o telefone esteja funcionando.

Com tudo já esclarecido, vamos às soluções:

Restaurar padrões de fábrica pelo próprio sistema

Acho que a maioria dos usuários Android sabem fazer esse tipo de restauração.  Para executá-la basta ir em Configurações > Privacidade > Restaurar padrões de fábrica.

Vale ressaltar que se você tiver alguma Conta Samsung (verifique o fabricante do seu celular) sincronizada com o aparelho, deverá removê-la para que seja possível  fazer a restauração. Ela serve basicamente para que pessoas mal intencionadas e que não são as proprietárias do aparelho não consigam limpar as informações. Para remover a Conta Samsung vá em: Configurações > Contas e sincronizações > Remover Conta.

Esse processo apaga as configurações e personalizações feitas pelo usuário, mas mantem a versão atual do Android. Se você deseja manter algum arquivo, recomendamos que o transfira para o cartão de memoria e remova do aparelho para que ele não seja apagado.

Restaurar os padrões de fábrica com um código mágico

Recentemente foi publicado aqui no blog um artigo que fala sobre códigos secretos em aparelhos Android (clique aqui para ver o artigo). Entre esses códigos mágicos, existe um que restaura completamente as configurações originais do celular e é interessante utilizá-lo para não ter o trabalho de ir em configurações, remover Conta Samsung e, etc, etc.

Para executar o código, basta abrir o discador de chamadas e digitá-lo como se fosse efetuar uma ligação comum. O código é  *2767*3855#

Algumas pessoas testaram esse código e relataram que o sistema ficou um pouco lento. Outras fizeram o mesmo processo e demonstrou ótimos resultados. Eu até agora não testei, então faça e ponha sua conta em risco.

Restaurar padrões de fábrica através do modo de recuperação

Esse processo pode ser utilíssimo caso o aparelho esteja demasiadamente lento. Ou em alguns casos (nunca testei e nem posso provar que funciona) em loop infinito, ele liga normalmente mas não sai da tela de apresentação. Então você pode usar esse processo para tentar solucionar o problema.

Para fazê-lo é preciso entrar no modo de recuperação. Em aparelhos Samsung (desligados) isso pode ser feito pressionando as teclas: volume para cima + tecla central (início) + botão ligar, simultaneamente. Ele vai ser ligado no Recovery Mode. Nessa tela a sensibilidade ao toque não funciona então deve utilizar as teclas de  “Volume” para subir e descer e a tecla “Início” para selecionar. Sabendo disso use a opção “Wipe Data/Factory Reset” e depois “Reboot System Now”, pronto, seu celular vai ser restaurado.

Finalizando

Depois de ter feito um dos processo acima ou todos eles (nunca se sabe), o aparelho será reiniciado. É nesse momento que você deve cruzar os dedos e torcer para que tudo tenha funcionado corretamente. Caso não tenha acontecido o que você esperava que acontecesse, significa que o problema é um pouquinho mais grave.

 

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.