Conecte mouse, teclado, pen-drive e gamepad no Android (USB OTG)

Hoje, nossos smartphones e tablets Android estão quase tão bons quanto os nossos desktops ou laptops. Eles só precisam dos periféricos mais comuns. Eis aqui como conectar um mouse, teclado, pen-drive e gamepad ao Android.

Android-USB-OTG

Primeiro, você deve garantir que seu dispositivo seja compatível com USB-on-the-go (OTG USB), o USB móvel. Para descobrir isso, pode ver a ficha técnica do fabricante na internet ou no manual do aparelho.

Uma alternativa mais confiável é fazer o download do USB Host Diagnostics desenvolvido pelo Chainfire (que nós conhecemos muito bem por suas contribuições para o mundo do root e das ROMs customizadas) na Play Store. A vantagem deste aplicativo é que é fácil de usar, apesar de estar disponível apenas em inglês.

Esta característica é mais comum do que se poderia pensar, e ela existe no Android desde a versão 3.1 (Honeycomb). Assim, em teoria, você pode conectar qualquer mouse, teclado com fio e outros em qualquer Android, desde que suporte USB OTG.

Qualquer mouse, teclado e gamepad é utilizável. Claro, botões e outras funcionalidades “exóticas” (volume dos botões do mouse, etc.) podem não funcionar, mas as funções básicas ainda são utilizáveis​​.

usb-otg-host-usb-diagnostics-w628
O aplicativo é em inglês, mas ele não é muito complicado, clique em “Start Diagnostics” e, em seguida, você se conecta um dispositivo. / © Nokia

Para começar, você precisa comprar um cabo OTG USB. Em princípio, todos são iguais, o que varia é a rigidez de cada um. Tenha em mente que você pode querer conectar e desconectar dispositivos ao USB muitas vezes, por isso evite os cabos muito frágeis.

Para resumir:

  • Baixe o Host USB Diagnostics para determinar se seu smartphone é compatível;
  • Compre um cabo OTG USB;
  • Conecte um mouse, teclado, pen-drive ou um gamepad.

É simples, não?

Cabo USB OTG

usb-otg-cable
 © fnac

Note que o USB-on-the-go também pode conectar dispositivos de armazenamento em massa, como discos rígidos para o seu dispositivo Android. Algumas aplicações são necessárias neste caso, como Usb Host Controller.

Você já conectou um mouse, teclado, pen-drive ou um gamepad ao celular?

Fonte: Androidpit

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.