Conheça códigos secretos para celulares Android

Quem já teve um celular symbian deve lembrar-se daqueles famosos códigos secretos que executavam funções mágicas e que quebravam um galho imenso quando queríamos saber a verão do firmware, o número do IMEI ou até mesmo fazer um resete de fábrica. Mas o que poucos sabem é que o nosso Android também tem “códigos secretos” que podem nos poupar um tempão caso fossemos procurar entre as funções. No meio desses códigos existem alguns que são muito úteis já outros nem tanto, mas vou listar aqui os principais que encontrei na internet.

Códigos secretos para celulares Android

Para executar os códigos basta abrir o discador de chamadas e digitá-los como se fosse ligar para alguém. Tenha muito cuidado ao executar tais códigos, nós, do SmartAndroid, não nos responsabilizamos de qualquer forma caso você danifique seu aparelho ou de outrem. Então, tenha muita cautela.

Códigos para bateria de testes

Imagine que você esteja querendo comprar um aparelho Android de um amigo seu. Antes de comprar obviamente você vai querer fazer alguns testes para verificar se está tudo funcionando corretamente. Existem códigos secretos para realizar vários testes, entre eles estão:

Testes da vibração: *#*#0842#*#*;

Teste do sensor de proximidade: *#*#0588#*#*;

Teste do touchscreen: *#*#2664#*#*;

Teste do Bluetooth: *#*#232331#*#*;

Teste do som: *#*#0673#*#*;

Teste do GPS: *#*#1472365#*#*;

Teste de rede WLAN: *#*#232339#*#*;

DataCreate  *#*#273283*255*663282*#*#*

Esse código serve para criar um backup dos arquivos. Você escolhe o destino dos arquivos que pode ser: System Space, que é o espaço na memoria do sistema (Não recomendado para quem tem pouca memória interna) ou User Space que é o espaço no cartão Micro SD. Para fazer a cópia dos seus arquivos basta selecionar o número de cópias e pressionar Copy Now!!!  Cada tipo de arquivo é direcionado para uma pasta específica que depende do destino que você escolheu lá no começo.

Se você optou por fazer o backup no cartão de memória, então os destinos são:

Imagem: sdcard/DCIM.jpg

Sound: sdcard/.mp3

Video: sdcard/DCIM/.3gp

Voice memo: sdcard/.amr

Se decidiu usar a memória interna os destinos são:

Image: /data/log/filecopy/.jpg

Sound: /data/log/filecopy/.mp3

Video: /data/log/filecopy/.3gp

Voice memo: /data/log/filecopy/.amr

Testando  *#*#4636#*#*

Esse código é muito útil, pois permite exibir uma série de informações sobre o sistema. Assim que você executá-lo vai ver uma lista com quatro opções, são elas: Informações do telefone, Informações da bateria, Estatísticas de utilização e Informações do Wi-Fi. Basta selecionar o que pretende saber e as informações vão se revelar para você.

Informações de Hardware

Além de testes e informações do sistema, outros códigos secretos podem ser usados para mostrar algumas informações do hardware. Os mais importantes são:

Mostra endereço Mac do Wi-Fi: *#*#232338#*#*;

Exibe o endereço do Bluetooth: *#*#232337#*#*;

Exibe a versão da Memoria RAM: *#*#3264#*#*;

Mostra a versão do Touchscreen:   *#*#2663#*#*;

Restaurar as configurações de fábrica

Esses dois códigos secretos são uma mão na roda para quem configurou o Android de forma errada e não consegue mais reverter. Eles também servem para quem teve algum problema e precisa levar o celular na assistência técnica, mas fez alguma modificação como Root ou Rom Customizada e que se levar o celular nesse estado com certeza vai perder a garantia.

Primeiro código: *#*#7780#*#*;

Segundo código: *2767*3855#;

Os dois códigos, tanto o primeiro quanto o segundo, zeram as configurações. Entretanto o primeiro mantem a versão atual do firmware e se você desistir depois de digitar o código, pode voltar a trás. Já o segundo, depois de digitar o código, ele apaga completamente todas as informações do aparelho, incluindo o firmware atual e volta à versão que ele saiu de fábrica. Ambos apagam os arquivos do Micro SD.

Considerações finais:

Esses foram os códigos secretos para Smartfones Android, caso você conheça algum código que não foi citado nesse artigo, sinta-se a vontade para compartilhar através dos comentários. Eles podem entrar numa publicação futura.

Fonte: martmundo

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.