Dicas práticas para aproveitar melhor seu “Moto G”

O Moto G é um dos melhores celulares de entrada do mercado. Com um hardware potente para sua categoria, é capaz de atender às necessidades de quem procura o primeiro smartphone ou mesmo daqueles mais exigentes, mas que não querem gastar muito. Se você é dono de um, saiba que ele conta com alguns recursos exclusivos da Motorola que podem tornar sua vida mais fácil. Confira algumas dicas para aproveitar melhor seu novíssimo Moto G.

Veja Também!


Perguntas Frequentes

Antes de iniciar sua leitura, leia abaixo as respostas das perguntas recorrentes nos comentários. Sua dúvida pode ser solucionada aqui! icon_smile

Pergunta: Preciso instalar antivírus no meu aparelho?
Resposta: Se você baixa apenas aplicativos na Google Play Store, não. Tenha bom senso e só instale aplicativos de desenvolvedores confiáveis. Caso tenha costume de baixar arquivos .apk fora da loja do Google, recomendo um antivirus leve e não-intrusivo, o Ikarus. Outros antivírus podem atrapalhar o desempenho geral do aparelho, mas fica a critério do usuário decidir.

P: É possível ouvir o rádio FM sem os fones de ouvido?
R: Não, não é possível. Os fones de ouvido servem como antena do rádio e, por mais que seja tecnicamente possível ouvir a rádio no auto falante com os fones conectados, a Motorola optou por remover esse recurso.

P: Como removo telas vazias na homescreen (tela incial)?
R: Não é possível remover telas vazias com a Launcher padrão do Android. Faça o download de uma launcher alternativa (como Apex, Nova ou a que indico no post, a Google Now Launcher) que possua esse recurso.

P: É possível alterar a fonte (tipo de letra) do Moto G como eu fazia no meu antigo smartphone Samsung?
R: Felizmente, não é possível. A Motorola preferiu por manter íntegro os conceitos padrão de design do ecossistema Android. As fontes padrões do sistema são limpas, bonitas e garantem melhor qualidade de visualização dos textos na tela.

P: É possível mudar a cor dos ícones da barra de notificação (3G, WiFi, bateria)?
R: Não, não é possível. E é pelo mesmo motivo da resposta da pergunta anterior. As cores neutras do Android Kit Kat foram pensadas para dar mais uniformidade à interface do sistema.

P: Meu Moto G não é reconhecido pelo computador. Como resolver esse problema?
R: Basicamente, tudo depende do seu sistema operacional e dos drivers instalados. Computadores com Windows XP, Vista e 7, podem não identificar adequadamente o aparelho (mesmo se estiverem conectados à Internet). Nesse caso, você deve baixar o driver USB da Motorola aqui e instalá-lo. Computadores que rodem o sistema operacional MacOS ou Linux devem reconhecer o aparelho normalmente. Caso não ocorra, confira se seu sistema operacional está atualizado.

P: Quero executar minhas músicas que estão no Moto G em um DVD ou aparelho de som e não consigo conectá-lo. O que pode ser?
R: Você não vai conseguir conectar o Moto G em aparelhos que não suportem o padrão de transferência de dados MTP. Desconheço algum player que o suporte, portanto você não deve conseguir executar suas músicas ou reproduzir suas fotos e imagens em aparelhos que não sejam computadores ou TVs com tecnolgia de streaming via rede.

P: Não consigo colocar fotos nos contatos pelo telefone – uma mensagem de erro é exibida. E agora?
R: Esse é um bug conhecido do Moto G e certamente a Motorola está trabalhando na correção. Por enquanto, o que você pode fazer é acessar, pelo computador o endereço http://contacts.google.com e colocar as imagens manualmente por lá. Se seus contatos estiverem sincronizados com Google, as fotos aparecerão automaticamente no seu aparelho.


Já cortou seu chip?

Este é mais um lembrete do que uma dica. Se você vêm de um aparelho com o modelo comum de cartão SIM (chip da operadora), saiba que é necessário portar sua linha para um modelo menor, o Micro SIM (ou cortar seu chip atual). Praticamente todas as lojas especializadas em telefonia móvel fazem esse tipo de serviço. Caso queira, também é possível você mesmo cortar no “olhômetro”, tomando como modelo algum chip nesse padrão. Mas tome cuidado: um corte errado e seu cartão SIM pode ser inutilizado.


 Antes de tudo, atualize seu aparelho para o Android 4.4.4 (Kit Kat)

Moto-G-kit-kat

Os aparelhos vendidos no Brasil e suas varantes (single e dual SIM) já receberam a atualização para a mais recente versão do Android, o 4.4.4 (Kit Kat). As vantagens da atualização são várias: melhorias na interface, performance e autonomia de bateria estão entre as principais.

Para atualizar seu aparelho, conecte-se a uma rede WiFi, vá até configurações / sobre o telefone  e toque em atualizações do sistema. Basta então confirmar o download e aguardar a instalação da nova versão do S.O. no seu aparelho.


Transfira dados do seu smartphone antigo para o Moto G com o Migração Motorola

Simples, o Migração Motorola torna fácil a tarefa de importar as configurações de um aparelho antigo para o Moto G. Basta fazer o download do aplicativo no seu aparelho antigo clicando aqui, acessar o aplicativo já instalado no Moto G e seguir as instruções na tela.

Migração-Motorola-Moto-G


Moto Care: solucione todas as suas dúvidas sobre o Moto G

O Moto Care é uma central de ajuda para tirar dúvidas sobre o Moto G. Também permite que você acesse suporte técnico por chat ou voz direto do aplicativo, além de sugestões de configurações com base no uso do dispositivo. Ainda é possível acessar o Moto Care na web e localizar, chamar, limpar os dados ou bloquear seu dispositivo. Para habilitar, basta acessar o ícone do Moto Care e fazer login com sua conta Google, ou então ir em configurações / ID do dispositivo Motorola.

ID-Dispositivo-Motorla-Moto-G


É necessário slot microSD quando se têm 50GB no Google Drive?

O título é apenas uma brincadeira, claro. Se você adquiriu qualquer modelo do Moto G, fique sabendo que têm direito a 50GB de armazenamento na nuvem pelo Google Drive, gratuitamente, por dois anos. Iniciativa incrível do Google e especialmente útil para os donos da versão 8GB do Moto G. Para resgatar é fácil: assim que entrar com sua conta Google no Moto G, vá até o aplicativo do Drive. Basta clicar no botão abaixo para resgatar. Nota: só é possível resgatar o espaço em uma única conta do Google, então tenha certeza de que você está utilizando a conta certa.

Google-Drive-Moto-G-Espaço-Armazenamento


Tirar a capinha não é tão difícil quanto dizem…

A capa traseira fica bem presa ao corpo do aparelho, então é normal ter dificuldades para removê-la nos primeiros dias. O grande truque é pressionar o centro da capa enquanto puxa a capa para cima, pelo orifício da entrada mini USB. Depois disso, continue destravando a capa pelos cantinhos, até que a parte de baixo esteja solta. Continue pressionando e, agora sim, puxe de uma vez só. Dá medo, eu sei, mas a melhor forma de aprender é com a prática.

Moto-G-Covers


Slow down and dance with me… yeah, slow…

Caso você não sabia, a câmera do Moto G também é capaz de filmar em slow motion, recurso parecido com o do seu irmão mais potente, o Moto X. Claro, seria injusto comparar gravações entre os dois aparelhos, mas não deixa de ser um recurso curioso e divertido. Para ativar, basta clicar no ícone correspondente no aplicativo de câmera.

Screenshot_720x405


Atualize os aplicativos do sistema ou ocultos

Ao acessar a Google Play Store pela primeira vez, com certeza, várias atualizações dos aplicativos pré instalados no aparelho serão exibidas. Atualize todos, normalmente. Depois, vá em Meus Aplicativos / Aplicativos Instalados e observe: alguns deles ainda constam como não atualizados. Verifique se no canto inferior direito do retângulo do aplicativo há o texto Atualizar. Clique no app e atualize manualmente. Aqui, alguns exemplos de aplicativos que exigiram atualização manual foram o Teclado Google e alguns aplicativos da Motorola, como Radio FM.


Moto G com alma de Nexus: utilizando a Google Now Launcher

Antes exclusiva para dispositivos das linhas Nexus e Google Play Edition, a Google Now Launcher já está disponível para download no Google Play e é totalmente compatível com o Moto G.

A Launcher substitui o visual padrão do Moto G, que apesar de ser bem limpo, não é lá um dos mais bonitos. Além de destacar os ícones (que são bem maiores aqui) e o papel de parede (com a semi transparência no menu de aplicativos), a launcher provém acesso rápido às informações do Google Now, bastando arrastar a tela inicial para a direita. Também possui integração com os recursos exclusivos do Android Kit Kat, como as barras de status e navegação transparentes.

Além disso, ela é frequentemente atualizada pelo Google, o que garante que você sempre tenha os últimos recursos disponíveis e visual idêntico ao dos aparelhos Nexus.

Google-Now-Launcher-562x1000

A instalação é simples:

Clique aqui e faça o download da Google Now Launcher.

Feita a instalação, pressione o botão home (botão virtual do meio). Então, na opção Inicializador, marque “sempre”.

Para ativar a integração com o Google Now, toque e mantenha pressionado num espaço vazio da homescreen até a opção configurações ser exibida. Em Google Now, arraste a chave de “não” para “sim”. Caso seu Google Now ainda não esteja ativado, configure-o.

Para utilizar o Google Now, basta arrastar a homescreen para a direita.


Áudio estranho no fone de ouvido? Desative o equalizador.

Como bom amante de música, assim que meu aparelho chegou, coloquei os álbuns prediletos na memória e fui testar a qualidade do som nos fones de ouvido. Fiquei decepcionado. As músicas que ouvia perfeitamente em outros dispositivos apresentavam estranhos ecos nas vozes. Descobri que isso acontece porque o equalizador do Moto G, vem (por algum motivo muito estranho) configurado no modo Estéreo 3D. Podemos solucionar esse problema simplesmente desabilitando a equalização do áudio.

  1. Acesse Configurações / Som
  2. Em Efeitos De Áudio, desative os efeitos tocando na chave seletora.
  3. Caso prefira, você pode optar por personalizar os efeitos de equalização.

Equalizador-Moto-G-300x213


Registre sua tela

É muito simples capturar imagens da tela do Moto G. Basta pressionar e manter por alguns segundos simultaneamente, os botões volume down (o que abaixa o volume) e power (o que liga o celular / trava a tela). Depois é só puxar a barra de notificações e clicar no ícone de compartilhamento.

Captura-De-Tela-Moto-G-300x257


Coloque sua música favorita como toque de chamada

Uma das dúvidas mais comuns de quem chega ao mundo do Android 4.x é a questão das músicas como toque de chamada, já que não há a opção de definir um áudio como ringtone direto do reprodutor de música. Podemos resolver isso de forma simples:

  1. Conecte seu Moto G ao computador pelo cabo USB.
  2. Acesse a pasta do aparelho, copie e cole a música desejada na pasta ringtones (se ela não existir, crie).
  3. Desconecte o aparelho, vá em Configurações / Som / Toque Do Telefone.
  4. Observe que a música desejada já consta como disponível para seleção.

Nenhum contato na agenda? Importe os contatos do seu chip.

Se o Moto G é seu primeiro aparelho Android, você pode ter sido surpreendido com um detalhe: os contatos do chip não são importados automaticamente e consequentemente, não são exibidos. Para importá-los para a memória do seu telefone e/ou conta Google, basta clicar no ícone de menu (os três pontinhos no canto inferior direito) e selecionar a opção Importar / Importar do Cartão SIM. Selecione os contatos desejados – ou todos – e clique em importar. Em breve seus contatos serão exibidos.

Importação-Contatos-Moto-G-720x320

Se seus contatos estão salvos na memória interna do aparelho, procure pela opção de exportação. A grande maioria deles permitem que você exporte os contatos como um arquivo de extensão .vcd. Basta exportar, enviar o arquivo .vcd para o Moto G e abri-lo com um explorador de aquivos, como o QuickOffice. Dica extra: sempre que for salvar um contato, adicione-o à sua conta Google. O aparelho sugere automaticamente a sincronização dos contatos, portanto basta adicionar os contatos normalmente e selecionar a opção Contatos Google. Assim, eles ficarão disponíveis em contacts.google.com, permitindo a consulta de qualquer aparelho com conexão à internet.


Modo confidencial / número oculto

Sinceramente, não vejo muita utilidade nesse recurso, mas muita gente usa. Se você deseja ocultar seu número de telefone, abra o discador, toque no botão menu e selecione configurações. Depois, vá em Config. de ligações do sim. Selecione o chip desejado, toque em Configurações Adicionais e acesse ID de Chamada.

Ocultar-Número-Modo-Confidencial-Moto-G


QuickOffice como gerenciador de arquivos.

Ao contrário do que pensávamos, o Moto G tem sim um (ótimo) gerenciador de arquivos: o QuickOffice (sim, o mesmo que você utiliza para criar e ler documentos). Com ele, conseguimos gerenciar arquivos no aparelho, além da possibilidade de compartilhá-los por bluetooth ou outros aplicativos.

UPDATE: A atualização para o Android 4.4 Kit Kat fez com que o QuickOffice perdesse a funcionalidade de navegador de arquivos. Para gerenciar seus arquivos e compartilhá-los por bluetooth ou outros apps, basta utilizar o aplicativo gratuito Sliding Explorer.

Compartilhando arquivos ou músicas via bluetooth utilizando o Sliding Explorer.
  1. Faça o download do Sliding Explorer clicando aqui.
  2. Abra o app e navegue até a pasta onde estão suas músicas.
  3. Toque em cima do(s) arquivo(s) desejado(s) até que ele(s) seja(m) selecionado(s).
  4. Clique no botão compartilhar. Agora, selecione bluetooth.
  5. Ligue o Bluetooth do aparelho e escolha o aparelho destinatário.
  6. No aparelho destinatário, aceite a solicitação de transferência do arquivo.
  7. Pronto! O arquivo deve ser rapidamente transferido.

Screenshot_2014-02-17-12-57-31-horz


Utilizando o Flash LED da câmera como lanterna

Se você veio de algum aparelho rodando a ROM CyanogenMod, provavelmente já deve ter utilizado o recurso de lanterna, que fica disponível na barra de configurações rápidas. Basicamente, o recurso ativa o LED do flash, simulando uma lanterna. O leitor Thyel descobriu que é possível obter o mesmo resultado com o aplicativo Power Toggles, disponível no Google Play Store. Basta baixá-lo, adicioná-lo à barra de notificações (ou adicionar o widget na homescreen) e clicar no ícone da lanterna – o raio.

PowerToggles-Lanterna-Moto-G


Sincronizar contatos do Facebook (e suas fotos)

Sincronizar as fotos de contatos do aparelho com o Facebook parece uma tarefa árdua, mas não é. O aplicativo oficial do Facebook não possui o recurso de forma nativa, sendo necessário utilizar aplicativos de terceiros. Recomendo dois: o Sync.Me (gratuito) e o HaxSync (pago, temporariamente indisponível no Google Play). Ambos permitem a sincronia de fotos e últimas atualizações dos contatos direto do aplicativo Pessoas.


Acesso Root

As primeiras opções para rootear o aparelho já surgiram na web, mas exigem conhecimento técnico mais elaborado e existem grandes riscos de danos ao aparelho. Estamos de olho! Assim que um método seguro e eficiente de rootear o Moto G for disponibilizado, postaremos um tutorial completo. icon_wink


Você é proprietário de um Moto G e acha que ficou faltando algo ou tem alguma dica para compartilhar conosco? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte(s): Showmetech

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.

  • Valeu pelas dicas amigo! Apesar de saber muitas; não conhecia outras muito interessantes! O blog esta muito show! Parabéns!

    • Davison Ismael

      Valeu Ricardo F.S. espero ter ajudado
      Volte Sempre icon_wink

  • Jéssica Presley

    O moto g2 tem efeito RA? Se sim, onde fica?