Galaxy S7 Edge vs. Galaxy S6 Edge: o que mudou?

Galaxy S7 Edge vs. Galaxy S6 Edge: o que mudou? O Galaxy S6 Edge chamou muita atenção ano passado por ter um design novo e único, e os consumidores aprovaram. Agora, com o lançamento do Galaxy S7 Edge, a Samsung quer ir além de uma inovação de design, ela quer explorar as bordas com novas funções. Vamos ver se ela conseguiu?

Galaxy S7 Edge vs. Galaxy S6 Edge – Design

A Samsung preferiu não modificar muito o design do Edge, uma vez que foi exatamente o design do aparelho que mais chamou atenção dos consumidores. Na nova versão, a fabricante quis apenas refinar um pouco o dispositivo: ele vem com uma tela maior, certificação IP68 e suporte à cartões microSD.

A tela do Galaxy S7 Edge tem 5,5 polegadas contra as 5,1 polegadas do seu antecessor. Apesar de muito grande para algumas pessoas, na linha Edge o tamanho faz muita diferença, já que as bordas ficam maiores também, e permitem que mais informações sejam mostradas.

samsung-galaxy-s6-edge-vs-samsung-galaxy-s7-edge-3
Maior, mas bem parecido

Com a linha S7, voltou a certificação IP68 de resistência à água e poeira. O Galaxy S7 Edge aguenta até 30 minutos a até 1,5m de profundidade. Uma característica que praticamente todos os usuários adoram, mas que tinha sido abandonada na linha S6.

Depois de muita, mas muita reclamação, a Samsung trouxe de volta o suporte a cartão microSD para seus flagships. O Galaxy S7 Edge pode expandir sua memória em até 200GB com um cartão, apesar de ainda ser discutível se é possível instalar aplicativos diretamente no cartão.

samsung-galaxy-s6-edge-vs-samsung-galaxy-s7-edge-2
Câmera, flash, sensor e logotipo nos mesmos lugares

A protuberância da câmera também diminuiu, o que vai agradar muita gente. Apesar de não ter feito grandes mudanças, a Samsung soube melhorar bastante o telefone, dando alguns pequenos retoques.

Galaxy S7 Edge vs. Galaxy S6 Edge – Tela

Tanto o Galaxy S6 Edge quanto o S7 Edge tem basicamente o mesmo display: curvo, Super AMOLED, QHD. A única diferença é o tamanho, que foi de 5,1 para 5,5 polegadas e, consequentemente, a densidade de pixels caiu, de 577 ppp para 510 ppp, nada que vá prejudicar a experiência do usuário. Por enquanto, nada de 4K para a Samsung, quem sabe no Note 6?

samsung-galaxy-s6-edge-vs-samsung-galaxy-s7-edge-
Galaxy S7 edge: maior, mais resistente e com suporte para cartão microSD

Galaxy S7 Edge vs. Galaxy S6 Edge – Software

Apesar da grande inovação do Galaxy S6 Edge ter sido as bordas laterais, a Samsung não entregou o suficiente em termos de software. Apenas algumas poucas funções estavam disponíveis, mostrar alguns contatos, alguns atalhos de apps e informações com a tela bloqueada. Com o S7 Edge, a Samsung quer mudar isso.

Agora, o telefone é capaz de mostrar duas colunas laterais em vez de uma, o que permite que mais informações estejam disponíveis. A Samsung liberou o API dessa função, o que permitirá que muitos outros apps usem as “telas” laterais.  O S7 Edge também traz a função Always On, um modo de tela em que informações como hora, data, calendário e notificações estão sempre disponíveis na tela, e o Game Launcher, uma espécie de área dedicada a jogos.

Samsung-Galaxy-S7-782x440
Duas colunas ao invés de uma

O Galaxy S7 Edge vem com Android 6.0.1 Marshmallow e o TouchWiz, as novidades do Android já são bem conhecidas, e a TouchWiz não sofreu muitas mudanças nessa versão. Com é tradição da Samsung, o S7 edge já vem com sete aplicativos da fabricante, cinco da Microsoft, Facebook, WhatsApp, os GApps e outros 25 aplicativos pré-instalados.

Galaxy S7 Edge vs. Galaxy S6 Edge – Especificações Técnicas

As principais novidades do S7 Edge estão no processador, que provavelmente será uma atualização do Exynos 7420, e em um giga extra de RAM. A bateria também promete ser maior, entre 600mAh a mais do que o Galaxy S6 Edge.

GALAXY S6 EDGE GALAXY S7 EDGE
TELA 5,1 Super AMOLED QHD 5,5 Super AMOLED QHD
PROCESSADOR Exynos 7420, 64 bits octa-core a 2,1Ghz Exynos 8890, 64-bit octa-core
MEMÓRIA RAM 3GB 4GB
ARMAZENAMENTO INTERNO 32 / 64 / 128GB 32 / 64GB
BATERIA 2.600mAh 3.600mAh
CÂMERAS 16 MP (traseira) / 5 MP (frontal) 12 MP (traseira) / 5 MP (frontal)
SISTEMA OPERACIONAL Android 6.0 Marshmallow Android 6.0.1 Marshmallow
SUPORTE A CARTÃO MICROSD não sim
DIMENSÕES 142,1 x 70,1 x 7 mm 150,9 x 72,6 x 7,7 mm
PESO 132g 157g

O novo processador Exynos da Samsung promete entregar uma performance bem melhor do que seu antecessor, de acordo com a Samsung, ele é até 30% mais poderoso. Em alguns mercados, o processador será o Snapdragon 820, ambos terão 1GB a mais de RAM.

A Samsung acertou na atualização do Galaxy S Edge?

A Samsung preferiu refinar o seu smartphone de telas laterais do que fazer grandes mudanças. Quando o S6 Edge foi lançado, foi uma aposta grande da Samsung, já que era uma novidade não testada e que ninguém tinha pedido. Entretanto, apesar de algumas falhas, o telefone fez bastante sucesso. A segunda versão ganhou várias melhorias pequenas, que provavelmente trarão uma experiência ainda melhor para os usuários.

samsung-galaxy-s6-edge-vs-samsung-galaxy-s7-edge-45678
Mudanças pequenas e sutis

A Samsung também reconheceu alguns erros com os lançamentos da MWC 2016, o suporte ao cartão microSD e a certificação IP68 estão de volta, a protuberância da câmera está menor, a tela está maior. O software também foi atualizado, para que as telas laterais sejam mais que apenas uma novidade.

Ainda não sabemos o preço do S7 Edge no Brasil, mas considerando que o S6 Edge chegou a incríveis R$ 3.500,00, podemos esperar que seu sucessor se aproxime bem mais dos quatro mil. Honestamente, para mim é caro demais para pagar por um smartphone, não importa o quão bom ele seja.

Fonte: Androidpit

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.