8 melhores apps para personalizar o teclado do seu Android

Eles são fundamentais para o seu smartphone – sem teclado, você não consegue escrever para seus contatos no WhatsApp, ou enviar um e-mail para o hotel que você reservou nas suas férias de verão. Selecionamos os oito melhores aplicativos de tipo de teclado (TouchPal e Flash Keyboard) para customizar seu Android.

1. TouchPal

O TouchPal – muito solicitado por nossos leitores nos comentários – é um teclado simples e com boa predição de palavras. Logo em sua instalação inicial, o TouchPal oferece algumas alternativas ao usuário para tornar sua usabilidade mais dinâmica, como a inclusão de uma linha específica para números.

As teclas são bem espaçadas e o usuário pode baixar diferentes tipos de tema na loja interna do app. Os ícones são o padrão do Android, com a possibilidade de obter novas opções. O Touchpal vem com ótimas pré-definições, possui um desenho muito usual e é bem personalizável.

touchpalkeyboard
O TouchPal é muito usual e possui teclas bem espaçadas.


logo-app
Teclado TouchPal + Emoji

TouchPal
Free   
qrcode-app

2. Flash Keyboard

O Flash Keyboard me impressionou por sua praticidade e pelo layout do teclado. O tamanho das teclas são bem interessantes, assim como as opções oferecidas por ele. Nativamente, o Flash possui algumas extenções nativas, como desenhos criados por emojis – que lembram correntes do Orkut -, GIFs animados e tantos outros recursos de customização.

As predições não são um ponto forte do aplicativo, mas, a personalização é um dos seus ápices. O pacote de idiomas vem pré-instalado, mas é possível adequá-lo ao seu uso.

O Flash Keyboard é um opção para quem gosta de personalizar.
O Flash Keyboard é um opção para quem gosta de personalizar.

logo-app
Flash Keyboard

DotC United
Free   
qrcode-app

3. Flesky

O Fleksy se apresenta como “o teclado mais rápido do mundo”. É bastante convencional, limpo e apresenta algumas novidades interessantes. Entre suas configurações existes as chamadas “extensões”, que adicionam botões e opções extras no teclado, como emojis personalizados e GIFs animados. A variedade de temas é interessante, com opções tanto pagas quanto gratuitas. A altura do teclado pode ser configurada assim como as fileiras numéricas e alfabéticas.

O sistema de predição e autocorreção funciona muito bem. É possível inserir o espaço entre as palavras a partir de um desligar com o dedo para direita na linha do meio do teclado. O Flesky é funcional, não apresenta bugs e tem uma proposta de uso simples e bem pensada. Uma ótima opção.

O Flesky é personalizável e possui diversas extensões.
O Flesky é personalizável e possui diversas extensões.

logo-app
Teclado Fleksy + Emoji

Fleksy
Free   
qrcode-app

4. SwiftKey

Bem conhecido a esta altura, o SwiftKey é um dos teclados mais baixados de todos os tempos. Você pode ser um digitador muito rápido com este aplicativo, e você praticamente não precisará tirar o dedo da tela para escrever, uma vez que, ao arrastar o dedo de uma letra para outra, as palavras são formadas. Só será necessário levantar o dedo para digitar uma nova palavra. O SwiftKey possui um ótimo sistema de predição e a escrita por gestos funciona muito bem.

A variedade de dicionários disponíveis, configurações extras, temas e extensões tornam o SwiftKey uma das melhores opções da Play Store. Os diálogos e novas palavras adicionadas ao dicionário do usuário podem ser sincronizadas através da conta do Google. O Swiftkey pode ser uma opção flutuante na tela, ter o layout reduzido e receber novas teclas e fileiras numéricas. Download indispensável.

O famoso Swiftkey é uma excelente opção de teclado.
O famoso Swiftkey é uma excelente opção de teclado.

logo-app
Teclado SwiftKey

SwiftKey
Free   
qrcode-app

5. Clarity Keyboard

Para aqueles que ainda não conhecem o Clarity Keyboard, o teclado é parte de um programa para testadores beta do SwiftKey. O app oferece uma abordagem simples, com poucas configurações e aparência minimalista. O Clarity Keyboard não entrega todos os recursos presentes no SwiftKey, sendo um teclado simplificado e praticamente sem ajustes.

A grande melhoria do Clarity Keyboard está ao nível da forma como corrige o texto dos utilizadores, perdendo a capacidade de corrigir palavra a palavra, mas compensando de forma total ao ter a possibilidade de corrigir frases inteiras. Outro ponto positivo do Clarity Keyboard é que é ainda mais simples remover as correcções feitas, bastando fazer um swipe para que tudo volte ao que estava antes. Vale um download!

O Clarity tenta ser minimalista e funcional.
O Clarity tenta ser minimalista e funcional.

logo-app
App Name
Developer
Free   
qrcode-app

6. Teclado do Google

Caso seu smartphone não venha com o teclado do Google instalado, baixe ele hoje mesmo e experimenta essa opção extra para o seu Android. Além do teclado convencional com dois temas em Material Design (branco e azul), o Teclado do Google oferece outros dois temas da época do Android Gingerbread. As predições do Teclado do Google são excelentes, a correção automática é funcional e possui várias opções de configurações. A escrita por gestos é certeira e agiliza bastante o uso do teclado.

Particularmente, não gosto muito da opção com o tema do Material Design, no entanto, com alguns ajustes, o tema do Gingerbread acaba servindo melhor. Os tradicionais emojis estão presentes no teclado, além de um vasto dicionário com idiomas adicionais. Uma boa pedida!

Teclado do Google vem instalado em muitos aparelhos por padrão.
Teclado do Google vem instalado em muitos aparelhos por padrão.

logo-app
Gboard – o teclado do Google

Google Inc.
Free   
qrcode-app

7. Swype

Talvez um dos primeiros teclados que investiu na escrita por gestos. As predições funcionam muito bem na função de gestos para digitar, além disso, o rastro é rápido e não existem atrasos na exibição das predições após a escrita. O Swype não foge muito daquilo que temos no Teclado do Google, com a vantagem de possuir temas exclusivos, loja de dicionários e configurações extras específicas para a escrita por gestos.

A digitação manual se mostrou um pouco lenta algumas vezes, embora a escrita por gestos tenha se comportado de forma muito satisfatória. Os emojis tradicionais estão presentes no teclado, assim como opções numéricas e digitação por voz através do Google. Vale um download.

O Swype é um teclado funcional e com foco em gestos.
O Swype é um teclado funcional e com foco em gestos.

logo-app
Swype Keyboard Trial

Nuance Communications, Inc
Free   
qrcode-app

8. Minuum Keyboard

Graças ao reconhecimento de palavras, escrever no Minuum é simples e rápido. É o melhor teclado para maximizar o tamanho da tela – aqui, as polegadas do seu display são aproveitadas ao máximo. No caso de você precisar de um teclado tradicional, você pode simplesmente colocar o aparelho na horizontal para que a digitação se torne mais familiar e menos “estranha”.

De primeira, o Minuum parece uma opção pouco viável, no entanto, é questão de tempo até que o teclado possa ser dominado de vez. Com o movimento de empurrar para cima com dois dedos é possível aumentar a altura do teclado, fazendo com que o Minuum Keyboard fique parecido com um teclado convencional.

O Minuum aproveita cada pixel da tela do seu Android.
O Minuum aproveita cada pixel da tela do seu Android.

logo-app
Minuum Keyboard Free + Emoji

Whirlscape
Free   
qrcode-app

Além de opções alternativas como essas que apresentamos neste artigo, teclados nativos de algumas fabricantes funcionam muito bem e são extremamente confortáveis de digitar, como é o caso do teclado nativo da nova TouchWiz e a opção oferecida pela Sony nos Xperia. Na Play Store é possível encontrar opções que funcionam com launchers específicos e teclados exclusivos para GIFs e emojis.

E aí, qual é o seu teclado favorito?

Fonte: Androidpít

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 6 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.