Moto X Style vs. Galaxy Note 5: dois incríveis phablets de grande nível

A Motorola e a Samsung construíram dois grandes smartphones em 2015. De um lado temos o phablet de 5,7 polegadas da Motorola, com suporte para micro-SD até 128GB, e do outro o phablet de 5,7 polegadas da Samsung, com suporte da S-Pen. Ambos os dispositivos possuem suas vantagens e devem acirrar a disputa pela posição de melhor smartphone de 2015. Individualmente eles brilham, mas como se saem quando comparados? Descubra abaixo!

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Design

Já tive a oportunidade de usar ambos os dispositivos, tanto o Moto X Style quanto o Galaxy Note 5 durante os respectivos eventos de lançamento. Ambos possuem praticamente o mesmo tamanho, com uma pequena diferença na espessura, e os dois oferecem uma curvatura da parte traseira, mais acentuada no phablet da Motorola, o que oferece uma boa pegada. Contudo, o Style dá muito mais segurança quando temos o dispositivo nas mãos; muito disso é causado por causa dos materiais usados na fabricação da parte traseira, como o plástico emborrachado, por exemplo. Utilizo um Xperia Z2 e estou com o Galaxy S6 Edge, ambos de vidro, então sou acostumado com tal material; entretanto, quem optar pelo Galaxy Note 5 precisa saber que no início a adaptação leva um tempo.

As diferenças na parte da frente são marcantes, em especial por causa do flash da câmera frontal do Moto X Style e a coluna dupla de alto-falantes, e do botão físico da home do Note 5 que também funciona como sensor biométrico.

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Design
Tanto o Moto X Play quanto o Note 5 possuem uma diagonal de tela de 5,7 polegadas. / © Motorola/Samsung

Os dois aparelhos possuem uma carcaça metálica, na qual é montado o restante do dispositivo. Os botões do Moto X Style estão todos do lado direito, enquanto os do Note 5 ficaram separados: do lado esquerdo temos os botões de volume, e do lado direito o de ligar e desligar o aparelho. Na parte de baixo, a mesma porta micro-USB 2.0, mas temos boas diferenças aqui, visto que o Moto Style traz os alto-falantes duplos na parte frontal; não temos muitas características na carcaça. Já o Note 5 oferece um microfone, o alto-falante mono, a entrada para os fones de ouvido e a da S-Pen, além da porta USB.

Em cima, o Moto X Style traz o slot para dual-SIM e microSD até 128GB, bem como a entrada para os fones de ouvido e um microfone. Já o Note 5 tem um microfone e o slot para cartão SIM.

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Design
O Moto X Style é claramente mais grosso que o Galaxy Note 5: são 11,0mm contra 7,6mm de espessura, respectivamente. / © Motorola/Samsung

Na parte traseira, os dois aparelhos trazem bem marcadas as características das suas respectivas linhas e fabricantes. Vale mencionar que o sensor da câmera do Note 5 é protuberante e o aparelho tem um sensor para o monitoramento dos batimentos cardíacos e o flash de LED, enquanto o Moto X Style possui uma lâmina metálica que vai deste o sensor da câmera à logomarca da Motorola, e um flash duplo de LED.

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Design
Enquanto a Samsung optou pelo vidro Gorilla Glass na parte traseira, a Motorola oferece opções variadas, como madeira, e ainda oferece a plataforma de customização Moto Maker.  / © Motorola/Samsung

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Tela

Em 2015, a Motorola optou por não usar o AMOLED como tecnologia da tela dos aparelhos da linha Moto X e, por um lado foi bom em relação a experiência visual, visto que a tela AMOLED da Motorola puxava para o amarelo. Contudo, em relação ao consumo de energia não foi nada positivo, visto que gasta mais bateria, especialmente por causa do Moto Tela. Assim, o Moto X Style veio com um painel LCD TFT.

Já a Samsung é mestre em telas AMOLED e a qualidade do display do Note 5 é impecável. Para se ter uma ideia, testes realizados pelo instituto DisplayMate mostraram que a tela do Note 5 possui maior brilho que a do seu predecessor (chegando a 523 nits em modo manual e 861 nits em modo automático), e consome 21% menos energia do que a do Note 4, que já era sensacional.

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Tela
Mesmo tamanho, mesma resolução, mas tecnologias diferentes: LCD (Moto X Style) vs. AMOLED (Galaxy Note 5). / © Motorola/Samsung

Ainda preciso colocar os dois dispositivos lado a lado para medir o nível de reflexo das telas, os ângulos de visão e qual deles se comparta melhor em exposição direta ao sol, mas adianto que a Motorola deve ficar para trás neste quesito. Em especial porque o Moto X Style irá inevitavelmente consumir mais energia do que a o Note 5.

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Software e Performance

A primeira coisa a ser dita é que temos aqui questões cruciais. O Moto X Style possui um software pouco modificado daquele que vemos a Google colocar na linha Nexus, traz aplicativos pontuais e um dos melhores recursos de voz do Android. Como o aparelho possui um processador de linguagem natural e outro de computação contextual, quanto mais você usá-lo, mais ele aprenderá. No meu artigo sobre os 5 motivos que me fariam comprar o Moto X Style cito a otimização dos controles de voz como uma das grandes sacadas da Motorola na construção deste dispositivo e considero ele o smartphone mais “smart” lançados no mercado este ano por este motivo.

No Galaxy Note 5 temos a otimizada TouchWiz e o destaque fica por conta da S-Pen e dos seus recursos. Entre as suas funções exclusivas temos os serviços do menu de Comandos Suspensos: Lembrete de ação, seleção inteligente, escrita na tela, S Note e a possibilidade de adicionar atalhos para os aplicativos mais usados pelo usuário.

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Software e Performance
À esquerda temos o resultado de benchmark Antutu do Moto X Style; à direita do do Galaxy Note 5.

Em relação ao desempenho, ambos os dispositivos também possuem características muito próprias: como dito acima, o Moto X Style possui diferentes processadores para funções relacionadas aos comandos de voz, mas ainda assim roda com uma CPU inferior a do Galaxy Note 5 e possui uma quantidade menos de RAM. Isso não significa que o Galaxy Note 5 seja muito superior ao Style, até porque o peso da TouchWiz em comparação ao software da Motorola vai precisar de mais potência para rodar fluido. Além disso, o Style oferece suporte para cartão micro-SD até 128GB.

Assim que puder testar ambos os phablets lado a lado poderei oferecer mais informações sobre a experiência de uso da máquina em um e em outro; por isso, já adianto que este artigo será atualizado com tal análise.

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Especificações técnicas

MOTOROLA MOTO X STYLE SAMSUNG GALAXY NOTE 5
MODELO: Ainda não disponível. Ainda não disponível.
FABRICANTE: Motorola Samsung
DIMENSÕES: 153,9 x 76,2 x 11,06 mm 153,2 x 76,1 x 7,6 mm
PESO: 179 g 171 g
TAMANHO DA BATERIA: 3000 mAh 3000 mAh
TAMANHO DA TELA: 5,7 polegadas 5,7 polegadas
TECNOLOGIA DA TELA: LCD AMOLED
TELA: 2560 x 1440 pixels (515 ppi) 2560 x 1440 pixels (515 ppi)
CÂMERA FRONTAL 5 megapixels 5 megapixels
CÂMERA TRASEIRA 21 megapixels 16 megapixels
FLASH: Dual-LED LED
VERSÃO DO ANDROID: 5.1.1 – Lollipop 5.1.1 – Lollipop
INTERFACE: Stock Android TouchWiz
RAM: 3 GB 4 GB
MEMÓRIA INTERNA: 32 GB
64 GB
32 GB
64 GB
MEMÓRIA REMOVÍVEL: microSD Não disponível
CHIPSET: Qualcomm Snapdragon 808 Samsung Exynos 7420
NÚMERO DE NÚCLEOS: 6 8
VELOCIDADE MÁX. 1,8 GHz 2,1 GHz
CONECTIVIDADE HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Câmera

Em relação à câmera, vale dizer em um primeiro momento que ambos os sensores são bons e cada fabricante possui o software próprio, mesmo a Motorola insistindo que oferece o Android puro. O que chama a atenção nesta comparação é o suporte do flash na câmera frontal do Moto X Style, que pode vir a otimizar as imagens feitas com a câmera frontal do aparelho. Entretanto, como já pudemos perceber nos nossos testes com a câmera do Moto X Play, a Motorola ainda não encontrou o equilíbrio entre hardware e qualidade de imagem.

Preciso dizer que o software da Samsung também é mais maduro que o da Motorola: ambas fabricantes oferecem um recursos de exposição de luz na tela, mas a opção de usar qualquer parte da tela como ponto de gatilho só a Motorola tem. No quesito câmera, também preciso dos dois aparelho em mãos para poder mostrar o resultado das capturas. Contudo, o Galaxy Note 5 leva a melhor em uma análise prévia.

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Câmera
A diferença nesta comparação são duas: sensores e software. / © Motorola/Samsung

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Bateria

Assim como a tela, que possui as mesmas 5,7 polegadas e resolução QHD, a bateria do Moto X Style e do Galaxy Note 5 também coincidem em capacidade: 3.000mAh. Ambos os dispositivos possuem o recurso de carregamento rápido e a Motorola afirma que o carregamento Turbo que oferece é mais rápido que o da Samsung. Porém, a Samsung oferece a chance de carregar o Note 5 sem usar fios e a Motorola ainda não oferece essa possibilidade.

Por fim, o Galaxy Note 5 vem montado com uma tela QHD AMOLED que, com certeza, consome menos energia que a QHD LCD.

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Veredito preliminar

Em um veredito preliminar é muito difícil ter por base apenas a qualidade da câmera, o suporte para microSD e um processador mais veloz como diferenças que podem definir a escolha entre um e outro aparelho. O preço aqui é o X da questão e, levando em consideração o anúncio da Motorola sobre trazer o Moto X Style ao mercado com abatimento significativo no preço em relação às flagships já disponíveis, me apoiando na relação custo-benefício, o phablet da Motorola levaria vantagem neste comparativo.

Os dois smartphones são muito bons; podemos perceber qualidades únicas em cada um, mas é fato que a linha Galaxy Note da Samsung não oferece apenas um hardware e funções acima da média, também exige um preço alto dos usuários que desejam ter essa experiência. Enquanto isso, a Motorola oferece praticamente os mesmos recursos a um preço inferior. Logo, são dois excelentes phablets, mas possuem um abismo de distância: o preço!

Moto X Style vs. Galaxy Note 5: Veredito preliminar
Galaxy Note 5 ou Moto X Style? / © Motorola/Samsung

E aí, entre o Moto X Style e o Galaxy Note 5, com qual deles você fica e por quê? Estou realmente curioso para saber a sua opinião!

Fonte: Androidpit

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.