Review do Moto X Style: top de linha de alta performance

Se o primeiro Moto X, lançado em 2013, era um dispositivo compacto e com especificações modestas, este ano, a terceira geração da aclamada série da Motorola é um dispositivo grande em números e tamanho. O Moto X Style manteve todos recursos clássicos da linha Moto X, como controles por gestos e voz, além de novas funções que foram adicionadas pela empresa em seu atual topo de linha. Tivemos a chance de testar este dispositivo e, a seguir, você confere a nossa análise completa do Moto X Style.Atualização: Moto X Style já tem preço oficial no Brasil: 2.499 Reais. Saiba mais na seção “Preço e disponibilidade”.

Motorola Moto X Style – Data de lançamento e preço

O Moto X Style  já tem preço oficial! Eis o comunicado da Motorola:

O Moto X Style está disponível a partir de hoje com preço sugerido de R$ 2.499, com 32 GB, carregador TurboPower 25. O smartphone poderá ser encontrado nos quiosques e na loja oficial da Motorola, além de operadoras e principais redes de varejo.

O aparelho vem ainda com um Bumper de uso opcional, uma moldura protetora ultrafina, que ressalta o acabamento e o design diferenciados do smartphone. Sua estrutura é capaz de absorver e distribuir melhor o impacto, o que diminui o risco de danos ao Moto X.

A personalização do Moto X Style pelo Moto Maker estará disponível em breve. Acrescentamos a seção “Onde comprar o Moto X Style” no final desta review, com os preços e os endereços das lojas online (muitas delas já oferecem o dispositivo por menos do que seu preço oficial sugerido).

Assim que o preço final for confirmado pela Motorola Brasil, este review será atualizado.

Motorola Moto X Style – Desenho & Qualidade de Construção

O Moto X Style é maior do que o seu predecessor e, apesar da semelhança em relação ao projeto de design, o novo dispositivo traz características únicas para a nova série. Na caixa, a Motorola envia o essencial, como um carregador, manuais de instrução e fones de ouvido intra-auricular (mesmo modelo do Moto X 2014). A fabricante ainda envia para todos os usuários um bumper em acrílico transparente, como um acessório extra para a proteção das bordas de alumínio do Moto X Style. Devo confessar que a capa deixa o dispositivo grande e com um visual estranho.

E apesar do fato de que o cabo do carregador é fixo à caixa de energia, a Motorola não está enviando o cabo de transferência USB separadamente.

teaser-moto-x-style
Moto X Style na caixa.

O acabamento traseiro do Moto X Style apresenta um material que pode dividir opiniões: silicone. O dispositivo será comercializado no Moto Maker com opções de acabamento em couro legítimo e bambu, entretanto, neste primeiro momento, apenas a variante de silicone será comercializada pela Motorola. O toque é agradável e, segundo a fabricante, o silicone utilizado no Moto X Style recebe um tratamento especial para que a superfície não fique amarelada com o tempo.

acabamento-moto-x-style
Acabamento traseiro do Moto X Style.

De fato, notei que é mais fácil remover marcas de dedos na superfície do Moto X Style do que na do Moto X Play, que possui um revestimento de policarbonato emborrachado. O modelo que testei possui uma textura em linhas diagonais, que confere um ar mais elegante ao aparelho.

A parte traseira manteve-se levemente curva, contribuindo para o manuseio do dispositivo de maneira confortável. A aderência do Moto X Style, ao menos na versão em silicone, é excelente e anatômica. O detalhe em alumínio que envolve a câmera principal e o flash de LED dual-tone é igual ao do Moto G 2015, com a logomarca da empresa inserida em baixo relevo na extremidade inferior.

traseira-moto-x-style
Traseira ligeiramente curva do Moto X Style.

Quando depositado sobre a mesa, o Moto X Style não fica balançando mesmo com a traseira levemente curva. Essa curvatura, por sinal, não interfere em nada no manuseio do dispositivo em superfícies planas. Os elementos inseridos na parte traseira do Moto X Style não possuem nenhuma protuberância, incluindo a lente da câmera do dispositivo, o que mantém o visual do modelo ainda mais elegante.

No contorno do Moto X Style temos uma estrutura em alumínio assim como o seu predecessor. Na parte superior do dispositivo fica o slot para o cartão SIM e, logo atrás da bandeja do chip, temos a entrada para um cartão microSD de até 128GB, na parte inferior a porta micro USB e na lateral direita encontram-se os botões para ligar e desligar o aparelho e de volume. Como já vimos acontecendo em outros modelos da empresa, o botão de energia possui uma leve textura para que os usuários não confundam com o de aumentar e diminuir o volume. Ambos os botões são acessíveis quando usamos o smartphone com apenas uma mão.

chip-sim-moto-x-style
Slot conversível e acabamento superior do Moto X Style.

A parte frontal do dispositivo manteve-se igual a do Moto X Play, com exceção do flash de LED ao lado da câmera frontal, no canto superior direito. Esse novo recurso do Moto X Style não compromete o visual do aparelho, visto que o flash é pequeno e discreto.

Felizmente, a Motorola adicionou uma coluna de alto-falantes com som estéreo no dispositivo. A saída inferior é exclusiva para reproduzir conteúdos multimídia, enquanto o speaker superior pode ser utilizado para a mesma finalidade e para ligações. Os alto-falantes do Moto X Style são protuberantes em relação à superfície do dispositivo, o que particularmente não me agrada.

cam-front-moto-x-style
Alto-falante superior do Moto X Style ligeiramente protuberante.

Independente do ângulo que você olhar para a parte frontal do dispositivo, as saídas de áudio estarão visíveis e destacadas. Este fato quebra um pouco as linhas de design da parte frontal do aparelho, contudo, essa protuberância pode evitar que a tela seja arranhada quando o dispositivo estiver depositado sobre alguma superfície com a parte frontal para baixo.

speaker-moto-x-style
Acabamento inferior do Moto X Style com porta micro USB.

Na parte inferior encontramos uma entrada microUSB, com duas linhas ao seu redor que são demarcações para a antena de rede do dispositivo. As mesmas marcações das antenas para recepção do sinal podem ser vistas na parte superior do dispositivo.

front-moto-x-style
Acabamento frontal do Moto X Style.

Por fim, posso dizer que a Motorola continua oferecendo um design de qualidade e boa construção. O Moto X Style possui vários detalhes em sua estrutura, seja na parte frontal, lateral ou traseira. O modelo não apresenta um projeto visual ousado, porém, é inegável que a empresa está entregando um modelo com acabamento impecável e bem estiloso.

Motorola Moto X Style – Tela

A Motorola resolveu utilizar a mesma resolução de tela do Moto Maxx no Moto X Style, entretanto, existem algumas ressalvas na construção do novo painel. O novo dispositivo possui uma tela de 5,7 polegadas, com resolução Quad HD (2.560 x 1.440 pixels) e densidade de 520 ppi. A empresa escolheu um painel LCD TFT com tecnologia IPS para o seu novo topo de linha e, sinceramente, a mudança da tela AMOLED do modelo anterior para essa não significa perda na qualidade das imagens, pelo contrário.

display-moto-x-style
Tela TFT do Moto X Style.

Com o LCD TFT, a Motorola conseguiu atingir cores mais equilibradas e contraste menos intenso. Os brancos são mais puros e existe uma precisão muito superior na reprodução de fotos e vídeos com relação às cores na tela. Particularmente, a mudança da AMOLED para o LCD TFT foi uma boa escolha, visto que o novo painel traz cores equilibradas, mas sem deixar de ser vibrante.

model-moto-x-style-front
Painel QHD do Moto X Style.

A função Moto Tela foi projetada para ser energeticamente eficiente por padrão, fazendo com que a mudança na tecnologia da tela não seja tão impactante para a bateria do dispositivo. Os ângulos de visão são excelentes e permanecem legíveis até 57 graus de inclinação.

Notei que o brilho do Moto X Style não é tão intenso como o seu predecessor, tornando a nitidez da tela um pouco difícil em ambientes com iluminação mais forte. A proteção contra riscos e arranhões é a Gorilla Glass 3, da Corning.

Motorola Moto X Style – Características Especiais

O aplicativo Moto é a central de configurações inteligentes do Moto X Style. Através desse aplicativo é possível ter controle total sobre as configurações dos recursos que envolvem voz, gestos e ações. Muitos desses recursos estão presente no Moto G 2015, como balançar o dispositivo para ascender o flash de LED e utilizá-lo como lanterna.

Os recursos de voz são uma junção de controles do Google Now, com comandos especiais aprimorados pela Motorola, que expandem as possibilidades oferecidas pela busca do Google, tornando o assistente de voz do Moto X Style mais útil. A Motorola está realizando diversas otimizações no mecanismo de aprendizagem do software. Precisei esperar dois dias para que o software começasse a me responder de maneira mais ágil e com informações mais consistentes, que vão além da pesquisa do Google, como agendar um compromisso ou habilitar funções do dispositivo. Essa fase de aprendizado do Moto Voz é comum, visto que o mecanismo é otimizado com base no uso de cada usuário.

howcani-help-you-moto-x-style
Moto Voz do Moto X Style.

Os comandos presentes no Moto X Style são os mesmos do Moto X Play e também do Moto X 2014, que foram padronizados com a chegada do Lollipop 5.1. Entretanto, existe uma novidade que me chamou bastante atenção no novo topo de linha da Motorola.

É possível acionar o Moto Voz levando o dispositivo ao ouvido, ou seja, os comandos serão emitidos de maneira semelhante a uma conversa telefônica com um contato. Durante meus testes, esse recurso se mostrou bastante útil, visto que eu não precisei segurar o dispositivo com as mãos e falar em voz alta “ok Google, novidades”, no meio do supermercado. O reconhecimento de voz é preciso, entretanto, a pronúncia do assistente da Motorola se manteve a mesma do modelo anterior: um meio termo entre a voz humana e a de um robô.

moto-voz-moto-x-style
Aplicativo Moto é a central de ajustes do Moto X Style.

Outro ponto que vale ser mencionado é que o reconhecimento de voz não está muito sensível a ruídos, ou seja, você não precisará obrigatoriamente estar em um ambiente silencioso para gravar sua frase de inicialização do Moto Voz. Em uma comparação com o Moto X Play, por exemplo, o reconhecimento e voz se mostrou mais dinâmico.

Assist

O Assist traz um recurso para adição de lugares com base na localização do usuário. Essa função foi introduzida em uma recente atualização do aplicativo Moto, que aconteceu há menos de dois meses. Com ela, o aplicativo reconhece os locais mais frequentados pelo usuário, como casa, trabalho e escola. Os perfis podem ser configurados facilmente e, durante os meus testes, sempre que chegava no local definido como “casa”, o Moto X Style mudava automaticamente do modo “som” para o “silencioso”, por exemplo.

local-moto-x-style
Assist com base na localização pessoal.

Motorola Moto X Style – Software

O dispositivo sai de fábrica rodando com o Android Lollipop 5.1.1, com promessa de atualização para o Android 6.0 Marshmallow pelo fabricante assim que possível. O software entregue pela Motorola está mais puro do que nunca, principalmente pela remoção das configurações dos recursos de voz e gestos dos contextos do sistema. Todos os recursos extras do Moto X Style foram centralizados no aplicativo Moto, que vem embarcado de fábrica.

android-moto-x-style
Lollipop 5.1.1 rodando no Moto X Style.

O dispositivo vem com 32 aplicativos pré-instalados, sendo quatro deles da Motorola: Ajuda, Migração, Connect e Moto. A suíte do Google marca presença no Moto X Style parcialmente completa, visto que o Google+, Play Games e Play Banca não estão instalados de forma nativa.

Com relação ao sistema, a experiência obtida é a mesma que já conhecemos em outros dispositivos da Motorola: software praticamente puro. Vale mencionar que a empresa não retirou nenhuma função nativa do Lollipop 5.1.1, ou seja, você terá controle total sobre as notificações de aplicativos, suporte nativo para dual-SIM 4G e novas animações da Play Store.

lollipop-moto-x-style
Moto X Style roda com o Android lollipop 5.1.1.

Motorola Moto X Style – Performance

Em relação à performance, temos no Style mais um dispositivo lançado em 2015, no qual a fabricante resolveu abrir mão do Snapdragon 810 para driblar o problema de superaquecimento característico do chipset. Assim como o LG G4, o Moto X Style é embalado pelo processador Snapdragon 808 (MSM8992), hexa-core, de 1.8 GHz, com 3 GB de memória RAM LPDDR 3. Essas especificações, unidas ao GPU Adreno 418 (600 MHz) do dispositivo, resultam em uma performance excepcional. Jogos mais recentes e vídeos em alta resolução são exibidos sem nenhum tipo de queda de frames.

O Moto X Style vem com dois co-processadores, são eles: linguagem natural e computação contextual. Esses processadores são responsáveis pelo gerenciamento dos sensores do aparelho, captação de voz e economia de energia, visto que o Moto Tela é acionado sempre que o co-processador e o sensor de movimento reconhecem a movimentação do usuário. Em contato com a Motorola, não souberam nos dizer se os co-processador são os mesmos que equiparam o conjunto X8, que acompanhou o Moto X de primeira geração. Entretanto, a empresa informou que realiza constantes melhorias no software de reconhecimento do dispositivo.

No AnTuTu, o Moto X Style ficou acima do Asus Zenfone 2 e do Samsung Galaxy Note 4, com 53.692 pontos.

antutu-moto-x-style
Resultado do teste AnTuTu do Moto X Style.

Motorola Moto X Style – Áudio

Finalmente temos um modelo do Moto X com duas colunas de alto-falantes estéreos na parte frontal. O áudio do dispositivo é excelente, capaz de reproduzir agudos e graves sem distorções. Não encontrei nenhum equalizador de som entre às configurações do sistema. O único equalizador disponível no Moto X Style é o do Play Música.

A imersão em vídeos e jogos é intensificada pelas saídas estéreo posicionadas na parte frontal do dispositivo. No volume máximo ambos os speakers atingem uma ótima sonoridade e não oferecem distorções ou ruídos.

case-moto-x-style
O som emitido pelos fones-de-ouvido também são nítidos e você não precisa se preocupar com interferências sonoras externas.

Motorola Moto X Style – Câmera

A câmera do Moto X Style alcançou a posição de vice-líder nos testes realizados pelo site DXO Mark, especializado em testes de câmeras. Esse resultado não é contestável, visto que realmente a câmera do novo topo de linha da Motorola é ótima. O Moto X Style possui uma câmera traseira de 21 MP (5344 x 4008 pixels), acompanhada por um flash de LED dual-tone (CCT), e abertura f/ 2.0. Os resultados obtidos com a câmera do dispositivo são excelentes, com bom balanço de cor, exposição e nível de detalhamento.

O modo noturno reduz as imagens para 3 MP, mas realiza um trabalho satisfatório entregando fotos com poucos ruídos e borrões. O software de câmera do Moto X Style faz o pós-processamento de maneira muito satisfatória. Confira o resultado de nossos testes na galeria abaixo:

[images type=”carousel” cols=”three” auto_duration=”600″ auto_slide=”true” lightbox=”true”]
[image link=”4388″ image=”4388″]
[image link=”4387″ image=”4387″]
[image link=”4374″ image=”4374″]
[/images]

A câmera frontal possui 5MP e captura imagens de forma semelhante à câmera frontal do Moto G 2015. Assim, posso dizer que o flash de LED frontal, que é uma novidade no modelo, não ajuda e nem atrapalha. Os resultados obtidos com o novo flash ativo são satisfatórias, mas, em todo o caso, é melhor utilizá-lo longe do rosto e com iluminação ambiente adequada.

Motorola Moto X Style – Bateria

Antes de abrir os números sobre a autonomia da bateria do Moto X Style, quero falar um pouco sobre o carregador que acompanha o dispositivo. Podemos dizer que este é uma versão 2.0 do Carregador Turbo que acompanha o Moto Maxx na caixa. Uma das mudanças visuais mais perceptíveis é o fato de que o cabo de energia está fixo à caixa do carregador, ou seja, não estamos falando de um carregador de viagem (cabo USB + carregador), mas de um modelo semelhante aqueles mais antigos, da época da sua tia. Contudo, de acordo com a  companhia da Lenovo, essa mudança foi necessária para que o usuário utilize o carregador e o cabo adequado com o dispositivo compatível.

O novo Carregador Turbo possui 25 watts de potência, atingindo uma velocidade de carregamento acima da média. Em meus testes consegui carregar totalmente o Moto X Style em 1 hora e 23 minutos, sendo que nos primeiros 15 minutos de carga o dispositivo já tinha atingido 16% do carregamento da bateria. Na realidade, estes primeiros 15 minutos de carga são mais rápidos, depois o aparelho diminui um pouco a velocidade, mas ainda assim fica acima da média de smartphone que não contam com tal tecnologia de carregamento rápido.

turbo-power-charger-moto-x-style
Carregador Turbo com 25 watts de potência.

Infelizmente, o novo carregamento rápido proporcionado pelo carregador da Motorola é compatível exclusivamente com o Moto X Style. Caso você utilize o Moto X Play, o carregamento será em 15 watts de potência, e no Moto G 2015 ou versões anteriores ele funcionará como um carregador convencional.

A bateria do Moto X Style possui 3.000 mAh de capacidade. Não notei nenhum tipo de aquecimento em regiões específicas do dispositivo, mesmo quando estava rodando NFS: Most Wanted, que sempre costuma aquecer ligeiramente o Zenfone 2, por exemplo. Abaixo, apresento alguns números de autonomia obtido com o modelo do Moto X Style que testei:

  • Dois slots ocupados (3G/4G): 10 horas de uso moderado (Facebook, WhatsApp, Instagram, Gmail);
  • Um chip no slot (3G): 11 e 34 minutos de uso moderado;
  • Wi-Fi: 12 horas e 17 minutos em uso moderado;
  • Wi-Fi: 7 horas e 46 minutos em uso avançado (Jogos, Facebook, WhatsApp, Chrome, Mapas e Instagram).

Alguns detalhes devem ser mencionados com relação a esses números. Sempre utilizo o brilho da tela em aproximadamente 35% na maioria do tempo, e nunca em modo adaptável. Sempre mantenho notificações de aplicativos desabilitadas (recurso do Lollipop 5.1), como as do Asphalt 8, Subway Surfers e Facebook. O último detalhe, e não menos importante, é que o sinal da operadora, a quantidade de aplicativos instalados e os processos em segundo plano podem resultar em uma autonomia diferente para cada usuário.

Motorola Moto X Style – Especificações Técnicas

MODELO: Ainda não disponível.
FABRICANTE: Motorola
DIMENSÕES: 153,9 x 76,2 x 11,06 mm
PESO: 179 g
TAMANHO DA BATERIA: 3000 mAh
TAMANHO DA TELA: 5,7 polegadas
TECNOLOGIA DA TELA: LCD
TELA: 2560 x 1440 pixels (515 ppi)
CÂMERA FRONTAL 5 megapixels
CÂMERA TRASEIRA 21 megapixels
FLASH: Dual-LED
VERSÃO DO ANDROID: 5.1.1 – Lollipop
INTERFACE: Stock Android
RAM: 3 GB
MEMÓRIA INTERNA: 32 GB
64 GB
MEMÓRIA REMOVÍVEL: microSD
CHIPSET: Qualcomm Snapdragon 808
NÚMERO DE NÚCLEOS: 6
VELOCIDADE MÁX. 1,8 GHz
CONECTIVIDADE HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

[review]

Veredito Final

O Moto X Style é um verdadeiro dispositivo de gama alta e compete diretamente com os últimos lançamentos do mercado, como o recém-lançado Sony Xperia Z5. A Motorola fez um trabalho impecável no novo topo de linha, que pode ser visto desde o acabamento às especificações de hardware. O único ponto “contra” do modelo é a capacidade de bateria que poderia ser maior, visto que o Moto X Style possui uma tela de resolução 2K. O hardware está integrado ao software e trouxe boas melhorias que contribuem para a usabilidade do dispositivo, como não precisar falar sempre em voz alta com o Moto Voz.

Esse dispositivo é a verdadeira evolução da linha Moto X, fazendo com que o modelo Moto X Play fique em segundo plano. O custo/benefício do dispositivo ainda é uma incógnita, já que a Motorola anunciará o seu valor de comercialização nos próximos dias. Por este motivo, ainda não vamos dar a nossa classificação em estrelas para o Moto X Style neste momento, mas assim que a Motorola se pronunciar neste sentido, este review será atualizado e o aparelho devidamente avaliado no nosso sistema de estrelas.

 

E aí, o que você achou do Moto X Style?

Motorola Moto X Style – Onde comprar

O Moto X Style está disponível a partir de hoje (10/9), com preço sugerido de R$ 2.499, com 32 GB de armazenamento, carregador TurboPower de 25 watts e um bumper adicional para proteção do dispositivo. O modelo será comercializado nas principais lojas físicas do varejo e comercio online. Em breve a Motorola disponibilizará o modelo no Moto Maker, com opções de revestimento em bambu e couro legítimo. Abaixo separamos as melhores lojas e ofertas para o Moto X Style, confira:

Fonte: Androidpit

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.