Nexus 5 2015: lançamento, preço, especificações e notícias

A comunidade Android espera ansiosamente pelo lançamento do próximo dispositivo Nexus. Aos poucos, informações e vazamentos dão forma ao aparelho. Confira neste artigo tudo a respeito do Nexus 5 2015, suas possíveis especificações técnicas e funções. Será que o belo Nexus 5 terá um sucessor à altura?

Atualização: vazam suposta data de lançamento e também imagens do possível painel frontal do dispositivo. Veja mais detalhes na seções “Lançamento” e “Tela”.

Nexus 5 2015 – Preço e disponibilidade

Ainda não foram divulgados os números das vendas do Nexus 6, mas a opinião geral é de que o tamanho do dispositivo e o preço do mesmo não foram tão bem recebidos pelo público quanto o esperado. De acordo com a nossa fonte na LG, no entanto, o novo Nexus deve chegar com especificações menores que a da atual flagship da fabricante, o LG G4, assim como vimos acontecer com a primeira versão do Nexus 5. Agora, o GizmoChina oferece os primeiros números referentes ao preço do Nexus 5 2015: entre 300 e 400 dólares, o que seria aproximadamente 1.042 e 1.390 reais (conversão direta, sem impostos incluídos).

O site Android Headlines, citando fontes da imprensa coreana, divulgou o dia 29 de setembro como a data do possível lançamento do Nexus 5 2015. Nada foi confirmado pela LG ou Google, mas se for confirmada, também deveremos ter o lançamento oficial do Android 6.0 Marshmallow mais cedo do que no ano passado.

Nexus 5 2015 – Fabricante

A LG será a fabricante do próximo Nexus, mas o dispositivo terá como base um protótipo não lançado. Uma fonte confiável, que falou sob a condição de anonimidade, pois o dispositivo ainda está em desenvolvimento, contou ao SmartAndroid que o LG G4 não será a base para o novo Nexus 5 (2015).

Até agora, o LG G4 era visto como a escolha natural como modelo do próximo Nexus. Mas na verdade o dispositivo será inteiramente outro. Ainda não sabemos por que o Nexus 5 2015 não terá como base o atual carro-chefe da sua fabricante (isso tem sido prática comum quando se trata da linha Nexus). Além disso, o nome Nexus 5 2015 ainda não foi confirmado.

Nexus 5 2015 – Tela

O tamanho deste Nexus fará toda a diferença, pois como já dissemos acima, o grandalhão Nexus 6 não caiu nas graças da comunidade Android. Segundo fontes do respeitado desenvolvedor Artem Russakovskii, o Nexus 5 2015 da LG teria 5,2 polegadas de diagonal de tela, o que o tornaria bem mais ergonômico. Este rumor também é levantado pelo site GizmoChina, que garante que novos vazamentos fazem referência a uma tela de 5,2 polegadas e resolução FullHD (1080p).

A conta do Twitter @manu09090 divulgou imagens do suposto painel frontal do Nexus 5 2015. Não foi especificado se ele pertence ao Nexus a ser lançado pela LG ou do Nexus 6 2015 a ser lançado pela Huawei, mas o canal de vazamentos @onleaks (que pertence ao editor-chefe do site nowhereelse.fr, Steve Hemmerstoffer) afirmou se tratar mesmo do Nexus 5 2015.

Nexus-2015-Leak-KK-w782
Este seria o painel frontal do Nexus 5 2015. / © @manu09090

Nexus 5 2015 – Design

O vídeo abaixo foi divulgado pelo canal @OnLeaks, no Twitter, e mostra um desenho assistido por computador (DAC), que serve para ajudar engenheiros a visualizar como ficaria um projeto depois de construído. Nele é possível ver um sensor biométrico na parte traseira, logo abaixo do sensor da câmera, uma possível tela de 5,2 polegadas e o slot para microUSB Type-C. Além disso, o protótipo não é muito encantador quando o assunto é design, mas até aí é apenas um “desenho técnico” do suposto Nexus 5 2015.

Logo depois de vermos o vídeo acima sendo publicado, o pessoal do Droidfeed.net, publicou aquela que é a primeira imagem do Nexus 5 2015. Nele podemos ver que apesar de mudanças pontuais nos recursos de hardware do aparelho, as características visuais do modelo anterior foram mantidas aqui. Para saber mais sobre o que podemos dizer sobre o novo Nexus 5 com base na imagem abaixo, clique no link que segue:

nexus-5-2015-photo-leak-w782
Em relação ao design de uma geração para a outra, pouco parece mudar. / © inno yudha

Outras imagens pelo canal @OnLeaks já mostram a suposta capa traseira do novo Nexus 5, que viria a confirmar o design da parte traseira do dispositivo. Ela possui dois furos circulares no eixo vertical (especula-se que o superior seja para a câmera e o inferior para um possível sensor de digitais – improvável – ou para uma segunda câmera) e outro furo retangular que deve dar espaço ao flash de LED. As imagens vieram de uma fabricante de cases, e vale lembrar que esse projeto pode ter mudado com o decorrer do desenvolvimento do aparelho.

LG-nexus-5-2015-w782
Esta seria a suposta case do novo Nexus. / © OnLeaks

Nexus 5 2015 – Especificações técnicas

O Nexus 5 (2015) oscila no universo dos rumores entre um smartphone de qualidade na fronteira entre top de linha e intermediário e um dispositivo absolutamente de ponta. No Weibo apareceu agora uma tabela de especificações técnicas indicando “apenas” 3GB de memória RAM e “apenas” o processador Snapdragon 808 (ou seja, o mesmo chipset que o LG G4 usou para evitar o superaquecimento do Snapdragon 810). Ao mesmo tempo, fala-se numa tela QHD com o ótimo tamanho de 5,2 novamente. Nada de novo na câmera traseira (de 13 MP) ou no sensor frontal de 5MP.

nexus-5-spec-table-weibo-w782
De acordo com o Weibo estas são as especificações técnicas do Nexus 5 (2015). / © Weibo

Anteriormente, o pessoal do GizmoChina recentemente publicou boa parte das especificações do próximo Nexus 5. Claro que estamos falando aqui de rumores, mas de acordo com aquilo que divulgamos recentemente, a LG não pretende colocar um monstro no mercado, como a Motorola fez no ano passado com o Nexus 6, e estes rumores fazem sentido de alguma forma. Contudo, ainda não entendemos a ligação entre um processador Snapdragon e um carregador sem fio da MediaTek. Abaixo, você confere a lista com as supostas características de hardware do Nexus 5: NEXUS 5 2015   Android M  5,2 polegadas, 1080p  Snapdragon 620 (MSM8976)  4 GB (LPDDR3-1866)  64 GB (eMMC 5.1)  3.180mAh – suporte para carregamento sem fio (MediaTek MT3188 (?) – QuickCharge 2.0)  13 MP (traseira) – sensor IMX278 RGBW, f/1.8, OIS, auto-foco a laser, flash duplo de LED / 5 MP (frontal) – sensor OV4682 RGB-IR, detecção da íris  802.11ac Wi-Fi, Bluetooth 4.2, NFC  USB Type-C      PROCESSADOR MEMÓRIA RAM ARMAZENAMENTO INTERNO BATERIA CÂMERA CONECTIVIDADE EXTRAS
  
 

SUPOSTAS ESPECIFICAÇÕES
SISTEMA OPERACIONAL
TELA

Ainda de acordo com o site, o Nexus 5 2015 terá uma carcaça metálica, bordas chanfradas e a traseira será de plástico fosco. Hoje, o conhecido canal @Onleaks divulgou algumas características do novo Nexus da LG e as mesmas parecem bater com aquilo que já ouvimos antes, como corpo metálico, 5,2 polegadas de tela, dimensões tais como 146,9 x 72.9 x 8/9.8mm, alto-falantes frontais, sensor biométrico na parte traseira e USB Type-C:


Já uma fonte interna do site Android Police, O Nexus 5 2015 já teria o codinome Angler (novamente uma criatura marinha, como todos os Nexus), sua bateria deverá ter 2.700 mAh.

O site wccftech divulgou um suposto teste de Benchmark do Nexus 5 2015. O dispositivo atingiria impressionantes 85.530 pontos. Trata-se de um valor altíssimo. Para se ter uma ideia, o Galaxy S6 e seu Exynos 7420 chegam a 65.000 pontos. Levando isso em consideração, duas hipóteses devem ser levantadas: ou o vazamento é uma falsificação ou o Nexus 5 2015 poderá vir com o Snapdragon 820, a nova geração de processador da Qualcomm. No entanto, não acreditamos que o Nexus 5 venha a ter tamanho desempenho.

antutu-nexus5-w782
Será esta a pontuação do Nexus 5 (2015) no AnTuTu? / © wccftech

Nexus 5 2015 – Câmera

Os novos rumores indicam que o Nexus 5 2015 será comercializado em duas variantes: a primeira com melhor custo/benefício, e a segunda com componentes e tecnologias mais elaboradas. Segundo o site Inews24, a versão mais aprimorada supostamente virá com sensor da câmera capaz de capturar imagens em 3D. Ainda não é possível entender como o recurso funcionará na prática ou qual será sua finalidade no dispositivo. No entanto, a fabricação de duas variantes de um mesmo modelo é uma estratégia característica da LG, que comercializa versões menos potentes de seus tops de linha lançados anualmente.

Os investimentos do Google em realidade virtual também podem contribuir para a chegada das capturas de imagens tridimensionais no Nexus 5 2015, que pode herdar parcialmente algumas características de software do Projeto Tango, disponibilizado para compra em lote limitado durante o Google I/O 2015.

Contudo, a imagem de um protótipo do Nexus 5 2015 mostra que não é desta vez que a Google vai trazer o projeto Tango para a linha Nexus, ou mesmo um câmera capaz de capturar imagens em 3D. O que percebemos é um sensor biométrico na parte traseira do aparelho, o sensor da câmera, o Flash de LED duplo e o auto-foco a laser:

nexus-5-2015-photo-leak-2-w782
Este é o Nexus 5 2015: As mudanças no hardware não foram estendidas para o design. / © inno yudha

No quesito câmera frontal, o site holandês TechTastic revelou a primeira selfie feita com o suposto Nexus 5. Segundo a publicação, ela mostra a imagem pixelada de um funcionário do Google. Também foram reveladas as informações e dados do Exif. Eles mostram um sensor frontal de 5 megapixels (1944 × 2592 pixels), a abertura de f/2.0 e também o codinome do aparelho (Bullhead). Essa abertura permitirá a captura de fotos em ambientes de baixa luminosidade sem grande perda de qualidade.

nexus52015selfie-w782
A suposta primeira selfie tirada com o Nexus 5 2015. / © Techtastic.nl

E aí, quais destas funções você gostaria de ver no novo Nexus 5? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.