Novos Moto X 2015: lançamento, especificações e notícias

A dica do XGX se confirmou! A Motorola lançou um Moto G e dois Moto X. Depois que o Moto G 2015 foi lançado antes do evento oficial na Índia, o Moto X Style e o Moto X Play foram anunciados! Os novos dispositivos trazem muitas novidades e se concentram em pontos como a câmera e a bateria. Por isso os rumores sobre o Moto X 2015 estavam tão desencontrados, não é mesmo?

O Moto X 2015 são dois! A Motorola anunciou o Moto X Play e o Moto X Style. Claro, teremos hands-on de ambos os dispositivos para você, e por enquanto você pode conferir as informações sobre os novos dispositivos abaixo.

Moto X Play

A bateria desse dispositivo é um assombro, e as otimizações de software prometem superar a autonomia até mesmo do Moto Maxx. No artigo a seguir você poderá conferir as demais especificações técnicas e informações sobre o dispositivo:

  • Moto X Play: Conheça o monstro de bateria da Motorola
androidpit-moto-x-play-hero-w782
Este é o Moto X Play, um dos Moto X 2015. / © Motorola

Moto X Style

Tela de 5,7 polegadas com resolução QHD revestida de Gorilla Glass 3, carregamento super veloz e câmera de 21 megapixels: observando as primeiras especificações técnicas reveladas, parece que a Motorola pretendeu lançar um topo de linha com cacife para competir com os melhores smartphones do momento. Veja no artigo abaixo mais informações sobre o Moto X Style:

motox3-w782
Este é o belo Moto X Style, outro dos Moto X 2015. / © Motorola

O que achou dos dois dispositivos?


Curioso para saber o que se especulava anteriormente sobre o Moto X 2015? Confira a nossa cobertura anterior abaixo:

Moto X 2015: Lançamento e preço

A Motorola confirmou um evento de lançamento na manhã do dia 28 de julho no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo. Até o momento, sabemos que a empresa pretende lançar mais de um dispositivo neste dia. A única certeza que temos, contudo, é de que o Moto G 2015 será anunciado e estará disponível logo após o evento. Porém, conforme já anunciamos aqui no site, também esperamos ver ao menos o anúncio do Moto X 2015 no dia 28 de julho.

convite-motorola-evento-julho-w782
Convite da Motorola para o evento de lançamento de novos dispositivos da linha Moto. / © Motorola

Como assistir ao evento de lançamento

Como todos sabem, existem grandes chances de o Moto X 2015 ser apresentado hoje juntamente ao Moto G 2015. A Motorola terá um streaming ao vivo do evento, que você pode assistir clicando no link abaixo:

Motorolaevento-w782
Falta pouco para o evento da Motorola! / © Motorola

Moto X 2015: Design

O perfil Android Peru, divulgou quatro novas imagens do que pode ser o Moto X 2015. De acordo com as imagens abaixo, podemos notar algumas semelhanças em relação ao modelo lançado em 2014, como os dois alto-falantes posicionados na parte frontal e o aro em alumínio ao redor do dispositivo. No canto superior direito encontramos um flash de LED ao lado da câmera frontal, provavelmente voltada para selfies em condições de baixa iluminação. O logotipo da Motorola encontra-se posicionado no canto superior esquerdo do dispositivo, mas não é possível afirmar que este será o seu local definido.

motoxfrontdisp-w782
Parte frontal do Moto X 2015. / © Android Peru

Na parte superior do dispositivo encontramos um slot para o cartão SIM protegido por uma tampa aparentemente de borracha, indicando que, provavelmente, o Moto X 2015 será um dispositivo à prova d’água. O revestimento traseiro é semelhante ao do Moto G 2015, mas nota-se um material ligeiramente brilhante e com aspecto emborrachado, como couro sintético ou resina.O anel de difusão que acompanhava o modelo anterior foi substituído por um flash de LED duplo.

traseiramotoxnovo-w782
Parte traseira e alto-falante frontal do Moto X 2015. / © Android Peru

Uma renderização divulgada através do Weibo, sugere que além do tradicional preto, uma variante dourada e branca pode ser disponibilizada para os consumidores. No entanto, a imagem divulgada com a nova cor não confere com alguns traços que observamos através das imagens divulgadas acima, como o slot para chip-SIM sem a proteção de borracha à prova d’água.

weibosidemotoxterceiro-w782
Moto X 2015 pode contar com uma versão dourada. / © Weibo

Em 3 de junho, o canal Total Tech publicou um vídeo com muitos detalhes sobre o Moto X 2015 (assista ao vídeo na seção “Especificações Técnicas”). Nele, podemos ver que o novo Moto X se parece bastante com o modelo predecessor, apenas bem maior, com 5,7 polegadas de diagonal de tela. Outra diferença está na entrada de USB, mas o vídeo não a mostrou por não poder retirar as marcas de identificação do aparelho. Talvez se trate do USB Type-C, para o qual o Android M oferece suporte.

Uma importante mudança visual fica por conta da câmera. Ela agora se encontra integrada numa tira vertical de cromo, alinhando sensor traseiro, flash de LED e o logotipo da Motorola. A parte traseira parece de madeira, que já temos presente no Moto X 2014.

Na parte frontal, o que chama a atenção é o speaker para ligação. Ele se encontra bem na borda superior, mostrando-se também mais alongado (minuto 3:00 do vídeo).

Motox2015-w782
Será que esta é a primeira imagem do Moto X 2015? / © Total Tech TK

Cerca de 11 dias depois, o perfil do @upleaks no Twitter praticamente confirmou o que foi dito acima sobre design do aparelho. Se não fosse o nome @upleaks, certamente não teríamos tanta repercussão em torno da precária imagem. Contudo, o render que vemos abaixo também serve para reafirmar as características vazadas pelo Total Tech TK sobre o aparelho. Assim, é possível dizer que teremos um novo flash de LED na parte traseira para suporte à câmera do aparelho, que substituirá o atual anel de LED da linha Moto X.

Depois de vermos os primeiros rumores sobre o Moto X 2015 apostando que a tela do aparelho teria uma diagonal de 5,2 polegadas, o vídeo vazado pelo Total Tech TK indicava que a terceira geração do Moto X teria nada menos do que 5,7 polegadas, uma mudança um tanto radical de uma geração para a outra. Porém, uma fonte anônima do GSMArenagarante que o dispositivo terá o mesmo tamanho do seu antecessor, ou seja, 5,2″. Quanto à resolução, os últimos rumores mencionam 1.440 x 2.560 pixels e uma densidade de 560 ppp.

moto-x-2015-hardware-tela-w782
Os rumores estão divergentes, o Moto X 2015 pode ter uma tela de 5,2 ou 5,7 polegadas. / © GSMArena

Moto X 2015: Especificações técnicas

A captura de tela que segue foi aparentemente adicionada e removida do perfil do diretor sênior de produto da Motorola, Mark Rose, de acordo com um dos usuários do SmartAndroid. Nela, podemos ver a confirmação de que o novo Moto X será embalado por um processador Snapdragon 808 MSM8992, de seis núcleos e GPU Adreno 418. O smartphone deve chegar rodando Android 5.1.1 de fábrica, não oferece suporte para cartão microSD e terá uma diagonal de tela de 5,2 polegadas, com resolução QHD e uma densidade de 565 ppp.

moto-x-2015-specs-w782
Nesta captura de tela, vemos ainda algumas das possíveis especificações técnicas do Moto X 2015. / © Mark Rose

O site STJS Gadgets parece concordar com o diretor sênior de produto da Motorola, pois divulgou uma tabela com os supostos detalhes técnicos do novo Moto X. De acordo com o site, o dispositivo terá a mesma tela do Moto Maxx, ou seja, uma diagonal de 5,2 polegadas e resolução de 2.560 x 1.440 pixels (com densidade de 565 ppp). Além disso, o Moto X 2015 pode vir embalado pelo Snapdragon 808 de seis núcleos e 4 GB de RAM. Quanto ao armazenamento interno, duas variantes devem ser lançadas, uma com 32 e outra com 64 GB. Por fim, a câmera traseira do dispositivo teria 16 MP e o sensor frontal pode contar com 5 MP.

Moto-X-3rd-Gen-specs-w782
O que achou das supostas especificações técnicas do Moto X 2015? / © STJS Gadgets Portal

Agora, de acordo com o GSMArena, o nome novo modelo do Moto X 2015 é XT1542 e terá supostamente 5,2 polegadas de diagonal de tela, resolução QHD, 4GB de memória RAM e será embalado por um processador Snapdragon 810, o mesmo que a LG evitou usar no G4 por causa do alto consumo de energia.

moto-x-2015-dados-hardware-w782
Enquanto algumas informações do hardware do Moto X 2015 indicam que o aparelho terá 4GB de memória RAM, outras indicam 3GB. / © GSMArena

No vídeo abaixo, vazado pelo Total Tech, vemos um dispositivo com 3 GB de memória RAM, rodando Android 5.1.1 Lollipop, com memória interna de 32 GB e, estranhamente, um modelo XT 1097 (o mesmo do Moto X 2014). Isso pode estar relacionado ao fato de estarmos vendo um modelo de testes, mas devemos também neste ponto ressaltar que nada garante que este seja mesmo o Moto X 2015. Pessoalmente, gostaria de ver um dispositivo menor do que as vazadas 5,7 polegadas de diagonal (as 5,2 polegadas dos rumores anteriores, seriam ideais). Vamos ao vídeo:

Moto X 2015: Tela

Moto X 2015: Características Especiais

De acordo com nova a imagem disponibilizada pelo site My Drivers, um sensor biométrico está localizado na parte traseira do dispositivo, que possui sua superfície recoberta pelo logo da Motorola. Se confirmado, a presença do novo recurso eliminará a necessidade de senhas e padrões de desbloqueio nativos do Android, aumentando o nível de segurança para os usuários do suposto Moto X 2015. Confira a imagem vazada abaixo:

sensornovomotox-w782
Sensor biométrico está posicionado abaixo do logo da Motorola na traseira do suposto Moto X 2015. / © My Drivers

Provavelmente, o logo da Motorola atuará como sensor de impressões digitais, visto que o leitor biométrico está inserido exatamente na altura onde o símbolo da empresa está posicionado (ver imagem na sessão design). A possível inserção do novo recurso no Moto X 2015 será um movimento comum realizado pela Motorola, que deve seguir uma tendência de mercado já existente em alguns modelos concorrentes da marca, como os Galaxy S5, Galaxy S6 e S6 Edge. O suporte nativo à leitura de impressões digitais do Android M também contribui para a presença do sensor no suposto modelo, uma vez que serviços como o Android Pay podem ser integrados ao novo recurso.

Moto X 2015: Bateria

Uma das últimas fotos vazadas indica que o Moto X 2015 (ou outro aparelho misterioso da Motorola) terá a propriedade de carregamento sem fio, como os últimos dispositivos premium das grandes fabricantes. Esta será uma bela adição ao aparelho, juntamente com o carregamento rápido e a entrada para o novo USB Tipo C. Confira a foto vazada pelo canal hellomotohk em seu Facebook:

motox2015carregamento-w782
Será que o Moto X 2015 terá carregamento sem fio?/ © hellomotohk

O mesmo canal ainda indica que a imagem mostrada anteriormente, com o sensor de impressão digital, era de um modelo de testes anterior, e estaria ultrapassada. A hipótese dessa última imagem pertencer ao Moto Maxx 2015 também não pode ser descartada.

Moto X 2015: Câmera

Não é segredo que, por mais que os usuários das duas gerações do Moto X estejam satisfeitos com a fluidez e as funções de software do aparelho, a câmera tem sido um ponto para críticas. A Motorola dessa vez parece ter dedicado especial atenção ao sensor do Moto X terceira geração, ao menos se dermos crédito às supostas funções da nova câmera vazadas pelo mesmo website que revelou suas possíveis especificações técnicas, o STJS Gadgets. Segundo o referido site, o Moto X 2015 terá a câmera traseira de 16 megapixels com estabilizador ótico de imagem e tecnologia Clear Pixel. Além disso, o sensor será capaz de gravar vídeos em 4K e em câmera lenta. Nas gravações em 1.080 pixels (FHD), será possível capturar até 120 quadros por segundo, e 240 qps serão possíveis na gravação em 720 p.

O mesmo engenheiro da Verizon, Jose Arturo, também revelou que o Moto X 2015 deve ter a adição de um flash de LED para a sua câmera frontal. Pelos últimos vazamentos em vídeo, podemos ver que o flash de LED da parte traseira é duplo. Isso ampliaria a opção dos fãs de selfies, que poderiam agora fazer autorretratos em ambientes com pouca luminosidade.

CameraMotoX-w782
As supostas funções da câmera do Moto X 2015 / © STJS Gadgets

Por fim, de acordo com um dos nossos leitores, o diretor sênior de produto da Motorola publicou aquilo que podem ser as primeiras imagens capturadas com a câmera do Moto X 2015. As imagens abaixo foram publicadas e logo depois removidas do Google+ de Mark Rose e seriam exemplos de teste da câmera do Moto X 2015. Olhando para elas, a impressão que temos não é das melhores. Mesmo acessando as informações das imagens, pouco conseguimos levantar sobre os dados da câmera, do sensor ou data de captura. Todas estavam no formato JPEG quando chegaram à caixa de entrada do meu email e possuem variação nas dimensões.

Estas podem ser as primeiras imagens capturadas com a câmera do Moto X 2015

Moto-x-2015-imagens-4-w782
Dimensões: 1280 x 720. / © Mark Rose
Moto-x-2015-imagens-3-w782
Dimensões: 1280 x 720. / © Mark Rose
Moto-x-2015-imagens-2-w782
Dimensões: 1280 x 960. / © Mark Rose
Moto-x-2015-imagens-1-w782
Dimensões: 1080 x 1533. / © Mark Rose

Na mesma publicação, foi comentado que a câmera frontal viria acompanhada de um flash, informação vazada pelo engenheiro da Verizon há algumas semanas. Isso ampliaria a opção dos fãs de selfies, que poderiam agora fazer autorretratos em ambientes com pouca luminosidade.

Com base nos rumores vazados sobre a câmera do Moto X 2015, podemos esperar uma câmera traseira de 16 megapixels com estabilizador ótico de imagem e tecnologia Clear Pixel. Já a câmera frontal deve ser a mesma que veremos no Moto G 2015, com um sensor de 5MP.Em relação a esta última informação, vale lembrar que ainda não conseguimos confirmar a origem destas imagens, mas levando em consideração os vazamentos anteriores envolvendo o nome de Mark Rose, nada é impossível.

Até o momento são estas as informações que temos sobre a terceira geração do Moto X. Se os rumores sobre o aparelho se confirmarem, você acha que o Moto X 2015 vai competir diretamente com os melhores smartphones do ano?

Fonte: Androidpit

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.