Pokémon GO: como descobrir o melhor Pokémon para evoluir no jogo

Ainda está na busca do Pokémon perfeito para se tornar o melhor mestre da sua cidade?! Já demos muitas dicas de como você pode melhorar sua performance em Pokémon GO.

Agora, com uso de atributos escondidos no jogo, aprenda a escolher o Pokémon que ficará mais forte em sua evolução.

Neste tutorial aprenderemos o que é o IV de capa Pokémon e o que isso influencia. Também vamos descobrir selecionar o melhor para evoluir, mesmo que você tenha dois monstros com o mesmo CP.

O que é IV?

Na última atualização do jogo, que falamos aqui, foi anunciado que os líderes de cada equipe, terão possibilidade de avaliar qual o melhor Pokémon para treinar, mas infelizmente, suas notas sobre cada Pokémon ainda são muito superficiais, como essa abaixo.

flareon-pokemon-go
“Seu Flareon é tão pequeno, eu quase não notei ele”. jura?

Como a nova atualização não ajudará de fato a descobrir o melhor Pokémon para evoluir, vamos se basear no IV.

IV é a sigla para Valores Individuais (Individual Value). Explicando de maneira bem simples, cada Pokémon “nasce” com seu próprio IV, ou seja, nem mesmo Pokémons idênticos, até com o mesmo CP terão a mesma força dentro do jogo.

Sabendo o Pokémon com melhor IV você pode fortalecer seu CP, que é uma combinação de valores de três atributos escondidos no jogo: ataque, defesa e stamina (energia), que variam de 0 a 15.

Se você pretende ser um mestre das batalhas, é importante saber dessas informações, afinal, o IV pode te dar uma vantagem de até 14% sobre um oponente idêntico. Uma criatura pode ter um IV normal (padrão), ruim ou excelente. E é este último que buscaremos.

Um IV padrão fica entre 40% e 60%, um IV ruim abaixo disso, ou quase zero, e um IV excelente é aquele mais próximo possível de 100%.

E como isso influencia?

Por exemplo: Em uma batalha entre dois Vaporeon, um deles pode ser 14% mais forte que seu oponente, fazendo assim com que o mais forte vença e tome o Ginásio, considerando que temos o melhor e pior cenário possíveis no jogo.

Como calcular o IV?

iv-calculator-pokemon-go

Ao jogar os valores de CP e HP do Pokémon em uma “calculadora de IV“, é possível descobrir se aquele é um bom monstrinho para investir, ou não. Dessa forma você descobrirá quais os Pokémon vale a pena transferir para o Professor, e quais você vai aprimorar e evoluir.

Para este tutorial usaremos o site Poké Assistant. Antes de mais nada, pode ficar tranquilo ao utilizar o site, pois ele não fere em nada o ToS do jogo (Termos de serviço, do Inglês Terms of service) e não causará banimento. Os dados são preenchidos por você, não violando nenhuma regra.

Nele você vai preencher os seguintes valores.

  1. Pokémon – O tipo de Pokémon que você quer calcular o IV;
  2. CP – O CP do seu Pokémon;
  3. HP – O healt Point, que fica logo abaixo do nome do Pokémon;
  4. Dust – Neste campo você coloca o Stardust necessário para aprimorar o Pokémon;
  5. Powered – Aqui você define se o Pokémon ja foi aprimorado (Power Up) ou não.

Veja na imagem abaixo onde encontrar cada valor:

itens-para-IV-calculator-pokemon-GO

O 5º item, Powered não é indicado no jogo, então você deve lembrar-se já aprimorou ou não aquele Pokémon. Se tiver mudado o nome de sua criatura, e não lembra pode consultar a Pokédex para descobrir.

Depois de preencher os valores, clique em Calculate.

Se receber a mensagem: “No combinations found for those entries.” Significa que algo está errado. Provavelmente, seu Pokémon já foi aprimorado, então mude a opção “Powered’ de No para “Yes” e tente novamente.

De acordo com os cálculos, meu Starmie tem um IV bom, podendo alcançar o máximo de 73.3%, e no mínimo  55.6%. Ou seja, está de normal para excelente, então seria um bom Pokémon para investir.

starmie-pokemon-go

Você também verá o nível máximo que seu Pokémon pode alcançar, e até o número de Stardust e Candy vai precisar para isso.

CP-maximo-pokemon-go

Dica: renomeie seu Pokémon com seu IV

gyarados-92-iv-pokemon-go
Está bom pra você?

Depois de calcular o IV de seus Pokémons, os renomeie e coloque seu IV no final de seu nome, para facilitar sua identificação e não precisar recalcular quando precisar descobrir qual daqueles Rattatá é o mais forte.

Viu só como essa simples dica pode lhe ajudar a obter os melhores e mais fortes Pokémons no jogo? Veja também nossas outras dicas e tutoriais de Pokémon GO.

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 6 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.