Como prevenir malwares (virús) em seu aparelho Android

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog Smart Android.

Os malwares criados especificamente para o Android cresceram – e isso tem afetado a usabilidade da plataforma. Os hackers (ou crackers) preferem o sistema operacional da Google por ter maior número de usuários e pelas brechas que oferece para a entrada dos vírus e malwares. Entenda mais sobre e veja como proteger o seu smartphone de ataques como esses.

Como prevenir o malwares em seu aparelho Android

Como os Malwares Atacam os Dispositivos

Existem diversos tipos de malwares e cada um ataca de uma maneira o mobile. O SmsSend, que infecta celulares com cavalos de troia e envia SMS para números associados a serviços tarifados, é uma das ameaças que mais tem crescido. Outro exemplo é o ramsomware, que restringe o acesso ao sistema e cobra um valor para restabelecer os dados. Há ainda uma variante desse vírus que tem como alvo os armazenamentos em nuvem.

Verifique as Permissões

Por isso, sempre que for instalar um programa, verifique se ele possui uma permissão específica (geralmente os aplicativos mostram um termo de aceitação antes de a instalação iniciar) e análise as avaliações. Além disso, os apps devem ser baixados apenas na Google Play Store, pois outras plataformas não são tão seguras. O modo mais provável de ser invadido por qualquer tipo de malware é através de arquivos APK baixados da internet.

Proteja seu Aparelho

Utilize o melhor antivírus para proteção do celular contra malwares e que tenha baixo impacto na bateria, para não interferir no uso. Assim, é possível manter o aparelho a salvo da maioria das ameaças. Também é muito importante atualizar o Android. Mesmo que isso não elimine os vírus já existentes, otimiza o aparelho e ajuda na prevenção de ataques.

Como prevenir o malwares em seu aparelho Android

Evite Expor-se

Evite expor-se aos ataques. Tenha no celular o mesmo comportamento que você teria utilizando um computador, e não acesse sites suspeitos, não responda mensagens estranhas, não

clique em nada que seja estranho e não baixe aplicativos sem saber a procedência deles.

Imagens: barrancas, thanhnien

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 6 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.

  • Luciana Abrantes

    Eu uso o Psafe Android pra me proteger desses virus de celular que tem bastante hoje em dia

  • Lorena Alonso

    Tive alguns problemas com vírus no meu celular e só consegui resolver depois que instalei um aplicativo chamado Psafe Android que faz limpeza