10% dos Androids do mundo já conta com a versão Marshmallow

O Google liberou seu último gráfico –  referente ao mês de maio – que indica como está a fragmentação do sistema Android no mercado de smartphones. No geral, quase nada mudou, mas um dado chamou a atenção: o Marshmallow finalmente ultrapassou a marca dos 10% de presença entre os celulares ativos pelo mundo.

A versão atualizada do gráfico, que você vê logo abaixo, mostra que o Marshmallow está presente em 10,1% dos smartphones Android. Até o começo de maio, sua participação era de 7,5%. A versão do SO mais usada continua sendo o Lollipop, com 35,6%, seguido do KitKat (32,5%) e o Jelly Bean (20,1%).

E o Marshmallow atingiu os 10%
E o Marshmallow atingiu os 10% / © Google

O Marshmallow cresceu. Mas não é por causa das atualizações

Lançado em outubro do ano passado, há quem considere que ter uma base de usuários 10% é um bom número para um sistema operacional que tem sete meses de vida. No entanto, essa taxa aumentou não porque as atualizações estão saindo com mais rapidez. E sim, porque o número de pessoas comprando smartphones com o Marshmallow cresceu.

Senão vejamos: o gráfico abaixo, referente ao mês de abril, mostra que os números do Lollipop (35,6%), do KitKat (32,5%) e do Jelly Bean (20,1%) se mantiveram inalterados se comparados com o maio.

androifragmentacao
As outras versões do Android mantiveram sua participação nos últimos 60 dias/ © Google

O que puxou o aumento do Marshmallow foi, muito provavelmente, a chegada dos novos modelos às lojas que já trazem a versão atual do Android rodando “de fábrica”.

Portanto, não se animem muito em ver o Android N (ou o próprio Marshmallow) aparecendo com mais rapidez em seus telefones. O processo de atualização do SO do Google continua lento. Muito lento.

Fonte: Androidpit

Davison Ismael

Davison Ismael

Designer gráfico a mais de 7 anos com foco em Web design na cidade de Brasília/DF, é apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café. Está sempre antenado em todas as tendências, novidades e lançamentos do mercado mobile. Adora assistir à vídeos reviews e sempre que possível está envolvido em alguma discussão sobre tecnologia.